Turistas chineses gastaram 130 milhões de euros em Portugal em 2017

Foi inaugurado, em Julho de 2017, o primeiro voo directo entre a China e Portugal a cargo da companhia aérea chinesa Capital Airlines, com uma taxa de ocupação superior a 80% nos primeiros seis meses.

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Em 2017, o número de turistas chineses em Portugal aumentou 40,7% PAULO PIMENTA/arquivo

Os turistas chineses gastaram 130 milhões de euros em Portugal, no ano passado, um crescimento homólogo de 40%, que está a despertar a atenção dos retalhistas portugueses, declarou fonte do Turismo de Portugal.

"É um número bastante apreciável e que contribui para a nossa balança de pagamentos de forma muito positiva", disse à agência Lusa Luís Filipe Silva, vogal do conselho directivo do Turismo de Portugal. "O turista chinês, para além da cultura, património e gastronomia, valoriza bastante a experiência do shopping", notou.

Filipe Silva falava à margem da feira de turismo ITB China, que terminou nesta sexta-feira em Xangai, a "capital" económica da China, e contou com quase 20 participantes de Portugal, incluindo do Freeport, cujos centros comerciais em Lisboa e Vila do Conde reúnem dezenas de marcas de luxo. "É um mercado que estamos muito apostados em conquistar", afirmou José Igreja, responsável pela promoção externa de turismo para o Freeport. "Os chineses são dos turistas com mais apetências para compras", observou.

No caso do Freeport Lisboa Fashion Outlet, os chineses são já os terceiros maiores clientes, a seguir aos brasileiros e aos angolanos, levando a organização a adaptar-se para dar resposta. "Temos actualmente funcionários que falam chinês e fomos os primeiros a disponibilizar pagamentos através do Unionpay [empresa chinesa líder em sistemas de pagamentos electrónicos]", explicou Igreja.

Em 2017, o número de chineses que visitaram Portugal cresceu 40,7%, para 256.735, segundo dados das autoridades portuguesas, que atribuem o aumento à abertura da ligação aérea directa entre a China e Portugal. Nos primeiros seis meses desde a inauguração do voo, em 26 de Julho passado, a taxa de ocupação foi superior a 80%, segundo fonte da companhia aérea chinesa Capital Airlines, responsável pela ligação aérea. "É excepcional", comentou Filipe Silva. "O objectivo da companhia agora é aumentar a frequência do voo", disse. O voo tem actualmente três frequências por semana, entre a cidade de Hangzhou, na costa leste da China, e Lisboa, com paragem em Pequim.

A China é já o maior emissor mundial de turistas e, segundo dados do Governo chinês, 129 milhões de chineses viajaram para o estrangeiro em 2017, mais 5,7% do que no ano anterior. A China é o país mais populoso do mundo, com cerca de 1400 milhões de habitantes. A Capital Airlines é uma das subsidiárias do grupo chinês HNA, accionista indirecto da TAP, através do consórcio Atlantic Gateway e da companhia brasileira Azul.

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