Rui Rio mantém tabu sobre recondução da procuradora-geral

A vice-presidente do PSD Elina Fraga elogiou Joana Marques Vidal e criticou o Governo por ter sugerido em Janeiro que a procuradora não será reconduzida. Na bancada do PSD há deputados que defendem que o partido se batam já pela renovação, em Outubro, do mandato da magistrada.

Foto
Mandato de Joana Marques Vidal termina em Outubro. Ministra da Justiça sugeriu que não era renovável NUNO FERREIRA SANTOS

Ao contrário da sua vice-presidente Elina Fraga, que na edição de sábado do Expresso afirmava ter “absoluta confiança na procuradora-geral” da República, e da vontade expressa por vários deputados do partido,  o líder do PSD recusou ontem comentar o mandato e eventual recondução de Joana Marques Vidal. Contactado pelo PÚBLICO, o líder social-democrata fez saber que considera a questão extemporânea, lembrando que o mandato da actual procuradora-geral da República só termina em Outubro e que se referirá ao assunto “a seu tempo”.

A questão da recondução de Joana Marques Vidal volta a ganhar um interesse especial numa altura em que o caso Sócrates, a que o seu mandato fica já indelevelmente ligado, regressou com estrondo à ordem do dia e num momento em que o próprio Rui Rio se prepara para dedicar um mês ao sector da Justiça, que diz precisar de uma reforma “séria e integrada, e que abranja os vários sectores da sociedade”.

Este fim-de-semana, quando questionada sobre o tema, a vice-presidente do PSD Elina Fraga manifestou ao Expresso a sua “confiança total na procuradora-geral da República, na sua independência, assim como na independência nos magistrados judiciais e do Ministério Público em geral”. A ex-bastonária da Ordem dos Advogados, convidada por Rio para uma vice-presidência do partido numa escolha muito contestada no último congresso, criticou a intervenção da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, que em Janeiro - também numa entrevista, mas à TSF - sugeriu que o mandato da procuradora-geral da República não seria renovável. “Discussão inusitada”, “antecipações inusitadas de cenários futuros” que fragilizam os magistrados do Ministério Público e a procuradora-geral da República, censura Elina Fraga, para quem ainda não era chegada a hora de abrir esse debate.

Opinião diferente têm vários deputados do PSD que se mostram favoráveis a que o partido defenda já a recondução da actual procuradora-geral da República para mais um mandato. Entre eles está a ex-ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz que sustentou esta posição na reunião da bancada parlamentar de quinta-feira, um dia depois de o líder parlamentar Fernando Negrão ter trazido a lume, no debate quinzenal, a questão da responsabilidade política de José Sócrates.

Outro dos deputados que defenderam a recondução de Joana Marques Vidal foi Miguel Morgado, ex-assessor político do antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho. “Qualquer coisa que não seja a recondução da procuradora ou alguém com o seu perfil deve ser condenada”, afirmou ao PÚBLICO. O deputado considera que o “bloqueio” que acusa o antecessor de Joana Marques Vidal  - Fernando Pinto Monteiro - de ter introduzido no funcionamento normal do sistema deve ser evitado. “É demasiado grave para que possa voltar a acontecer”, defende.

Para o também deputado do PSD Duarte Marques, a decisão de reconduzir Joana Marques Vidal ou de nomear alguém com um perfil semelhante será um “sinal” dos socialistas. É como se fosse um “teste” ao “arrependimento socialista”, sustenta, lembrando também que os anos que antecederam o mandato de Joana Marques Vidal ficaram marcados por uma “conivência absurda entre os interesses do poder político e as opções de quem à época liderava o Ministério Público”.

Estes deputados e outros apoiaram Negrão na sua decisão de confrontar o primeiro-ministro António Costa com a demarcação do PS ao ex-chefe de Governo. Fora do Parlamento outras vozes sociais-democratas também defendem que deve ser discutida a dimensão política e ética do comportamento de José Sócrates. Miguel Poiares Maduro, ex-ministro adjunto do Primeiro-ministro, é uma dessas vozes. O antigo governante defende a recondução de Joana Marques Vidal no cargo. “A partir do momento em que o mandato é renovável, a não renovação é uma escolha política e uma avaliação negativa do seu mandato”, afirmou ao PÚBLICO. 

Mas Rui Rio, por ora, pretende aproveitar o mês que vai dedicar à Justiça para mostrar a sua preocupação, não com o futuro da Procuradoria-Geral da República, mas  com o sector em geral e com o combate à corrupção. A partir do dia 21, o líder do PSD reunir-se-á com várias entidades da área, incluindo universidades, ordens profissionais, associações sindicais e tribunais, mas não está previsto nenhum encontro com a procuradora-geral, pelo menos na agenda já divulgada. Mas se Rui Rio entende que este não é o melhor momento para discutir a sucessão de Joana Marques Vidal –, a verdade é que na campanha das eleições para a liderança do PSD não conseguiu fugir ao tema.

Logo no primeiro frente-a-frente televisivo com Santana Lopes, Rio foi questionado sobre o assunto e não conteve as críticas à forma como o Ministério Público (MP) tem permitido que alguns julgamentos sejam feitos na praça pública, antes de chegarem às salas de audiência. Na RTP, o então candidato à liderança do PSD assumiu que o balanço que fazia do mandato da procuradora não era positivo. “O balanço que faço não é um balanço positivo, não vejo no Ministério Público a eficácia que gostava de ver.” Santana discordou. “Se há algo que não pode ser dito, é [que os magistrados do MP] tiveram receio de enfrentar poderosos. Um ex-primeiro-ministro tem sido muito visado e grandes figuras do sistema económico também”.

Em Janeiro, o tema da eventual não recondução de Joana Marques Vidal pelo Governo foi amplamente aproveitado por Santana Lopes. Rui Rio ainda tentou desvalorizá-lo, mas até o Presidente da República se viu obrigado a fazer um comentário. Numa nota oficial, Marcelo Rebelo deSousa esclareceu que só se pronunciará sobre o assunto - que na altura considerou ainda um “não assunto”- em Outubro, quando o mandato de Joana Marques Vidal chegasse ao fim. Rui Rio subscreveu a posição do Presidente a 100% e explicou que no debate da RTP nem entendeu por que razão havia sido confrontado com a questão sobre a procuradora-geral. “Eu não devo alimentar isto, dizendo nem sim nem não, senão estava a colaborar numa coisa que é má para a procuradora”, disse mais tarde, recusando comentar a recondução de Joana Marques Vidal. com Margarida Gomes

Sugerir correcção
Comentar