Quatro regiões do continente, Açores e Madeira com risco muito elevado de radiação UV

Prevê-se céu nublado e vento fraco em algumas zonas. As temperaturas vão subir e as máximas podem chegar aos 28 graus Celsius no continente, segundo o IPMA.

Foto
O céu vai estar nublado em algumas regiões, com risco muito elevado de radiação UV Miguel Manso/arquivo

Quatro regiões do continente, Madeira e Açores apresentam nesta segunda-feira um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, as regiões de Setúbal, Évora, Beja e Faro, no continente, e os arquipélagos da Madeira e dos Açores estão com risco muito elevado de exposição à radiação UV. Lisboa, Setúbal, Portalegre e Aveiro apresentam níveis elevados de exposição à radiação UV, segundo o IPMA, que colocou as restantes regiões do continente com risco moderado.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol. Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para esta segunda-feira nas regiões Norte e Centro do continente céu geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde, períodos de chuva fraca ou chuvisco a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até meio da tarde. Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte com rajadas até 65 quilómetros por hora no litoral, em especial durante a tarde, e nas terras altas. A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e subida de temperatura, mais significativa da máxima.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões do interior durante a tarde, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte com rajadas até 65 quilómetros por hora no litoral oeste, em especial durante a tarde, e nas terras altas e subida de temperatura, mais significativa da máxima. As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre 4 graus Celsius (na Guarda) e os 12 (em Lisboa e em Faro) e as máximas entre os 16 (na Guarda) e os 28 (em Faro).

Na Madeira prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas nas vertentes sul, aguaceiros, em geral fracos, mais frequentes nas vertentes norte e terras altas e vento moderado a forte de nordeste, soprando forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, nas terras altas. No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 16 e 21 graus Celsius.

Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado com boas abertas e vento bonançoso a moderado. Em Santa Cruz das Flores as temperaturas vão variar entre 15 e 22 graus, na Horta entre 15 e 20, em Angra do Heroísmo entre 13 e 19 e em Ponta Delgada entre 14 e 19.

Sugerir correcção
Comentar