O que têm em comum um pediatra e um “writer”? Os murais do Porto

“Street Art & Graffiti”, de Emídio Carreiro, é uma visita guiada pelas paredes do Porto e de Matosinhos, verdadeiras galerias de arte de rua. Ao autor, juntaram-se “writers” como GodMess e mynameisnotSEM, para quem a validação das autarquias é fundamental para "desmistificar" esta expressão artística

Nelson Garrido
Fotogaleria
Nelson Garrido
Emídio Carreiro é co-autor de dois outros livros de fotografia  Nelson Garrido
Fotogaleria
Emídio Carreiro é co-autor de dois outros livros de fotografia Nelson Garrido
Filipe Granja é licenciado em Design de Comunicação e mestre em Design de Imagem Nelson Garrido
Fotogaleria
Filipe Granja é licenciado em Design de Comunicação e mestre em Design de Imagem Nelson Garrido
Bella Phame assina uma das obras do Mural da Rua da Restauração Nelson Garrido
Fotogaleria
Bella Phame assina uma das obras do Mural da Rua da Restauração Nelson Garrido

Preservar e valorizar a arte urbana do Porto levou Emídio Carreiro, médico pediatra, a publicar aquele que é o primeiro livro inteiramente dedicado à arte urbana daquela cidade e também de Matosinhos. Street Art & Graffiti reúne 31 testemunhos e trabalhos de 45 artistas como mynameisnotSEM, GodMess, Costah, Mesk e Mariana PTKS. A recolha começou em 2017, quando Emídio Carreiro estava a braços com o livro Conheça o Nosso Porto e se deu conta que, de passeio em passeio, os graffities e stickers nos muros e paredes iam mudando ou desaparecendo. Numa tentativa de imortalizar as múltiplas expressões artísticas com que se deparava, começou a registar as obras antes que estas fossem removidas.

O interesse foi tanto que decidiu participar em workshops relacionados com o graffiti e contactar os artistas em espaços como o BECUH e o festival Desenlata. A improvável combinação da pediatria, fotografia e arte de rua saltou imediatamente à vista. O autor confessa que os artistas mostraram desde logo muito entusiasmo, mas também muita curiosidade quando perceberam que vinha de uma área que "não tem nada a ver nem com street art nem com fotografia".

Um desses artistas foi Filipe Granja – mynameisnotSEM, nas paredes –, que assina o prefácio do livro agora publicado e "KaleidoPorto", uma das criações que de momento decora o mural da Rua da Restauração. MynameisnotSEM e GodMess são, para Emídio Carreiro, "a âncora deste projecto", na medida em que tiveram um papel fundamental no contacto com outros artistas e na descoberta desta realidade.

Foto
Filipe Granja é licenciado em Design de Comunicação e mestre em Design de Imagem Nelson Garrido

O livro, editado pela Fronteira do Caos, "não pretende ser um guia, mas permite guiar as pessoas" através de 16 mapas da arte urbana do Porto e de Matosinhos Ao longo de 200 páginas, os leitores são convidados a ler o que têm a dizer 31 writers e observar mais de 200 obras de 45 artistas. "Pensei que só com fotografias ia ficar um trabalho pobre e então propus aos artistas que me dessem algum testemunho sobre a street art e o graffiti", relata Emídio Carreira, de 62 anos. Para os mais leigos, Street Art & Graffiti inclui um glossário simples de alguns termos usados.

Foto
Bella Phame assina uma das obras do Mural da Rua da Restauração Nelson Garrido

Para já, o autor tem sinalizados 12 outros artistas cujo trabalho também merece atenção e que vão entrar num segundo volume, desta vez dedicado a Vila Nova de Gaia, Gondomar e Maia, e que deverá ser editado em 2019. Emídio Carreiro e Filipe Granja estão ainda a preparar uma exposição para Fevereiro de 2019.

Foto
Emídio Carreiro é co-autor de dois outros livros de fotografia Nelson Garrido

“Não faltam muros para colorir” no Porto

Em 2014, a Porto Lazer lançou o Programa Municipal de Arte Urbana do Porto com o Mural Colectivo da Restauração. Primeiro de seis em seis meses, agora de ano a ano, os artistas são convidados a ocupar 14 módulos de sustentação dos Jardins do Palácio de Cristal, estendidos ao longo de 70 metros da Rua da Restauração.

Filipe Granja, contudo, queixa-se da desarticulação entre o município do Porto e os locais que a própria cidade oferece. "Não faltam muros para colorir, mas este é o único espaço que nos cedem a título pontual. De resto, a Câmara do Porto não tem qualquer espaço para a prática de graffiti", lamenta. Segundo MynameisnotSEM, há mais de três anos que os artistas pedem apoio ao pelouro da Cultura e à Porto Lazer. Mas, desde a morte do antigo vereador da Cultura, Paulo Cunha Silva, a arte urbana da cidade foi "quase abandonada".

O writer de 28 anos acredita que a falta de investimento público e a dificuldade de interpretação contribui para que este género de expressão artística ainda seja visto como vandalismo. Filipe Granja reconhece que "a validação de uma instituição como a Câmara ajudaria a desmistificar" e aponta Lisboa como um bom exemplo da aposta na arte urbana. "Desde 2010 que em Lisboa se investe aos poucos, e tanto as pessoas como as empresas começam a perceber que isto é consumível e que podem adaptá-lo às suas casas, estabelecimentos, spots publicitários", explica o artista.

Emídio Carreiro é uma dessas pessoas e tem em casa vários trabalhos dos artistas que conheceu ao longo desta incursão pelo mundo da arte urbana - nomeadamente um mural na sala da autoria de MynameisnotSEM. "Os meus 'Mirós' e os meus 'Picassos' são artistas de street art", afirma o autor. O médico concorda que os murais permitidos e encomendados pela autarquia fazem com que as pessoas comecem a olhar para o graffiti com outros olhos.

Para o autor, "não é a varrer para debaixo do tapete" que se impede a arte de sair à rua. E muros como o da Restauração têm potencial para se tornarem focos de turismo "como acontece noutros países". "O que tem sido feito não chega para criar rebuliço e para que as pessoas sintam que a street art existe."

Sugerir correcção
Comentar