Acções da EDP disparam 10% após OPA

No meio da sessão desta segunda-feira, primeiro dia após ser conhecida a oferta pública de aquisição sobre a EDP e a EDP Renováveis, a eléctrica liderada por António Mexia estava perto dos 10% de valorização

Foto
Pedro Nunes/Reuters

A bolsa de Lisboa seguia esta segunda-feira a valorizar, com as acções da EDP a dispararem naquela que é a primeira sessão na praça lisboeta depois de a China Three Gorges ter lançado na sexta-feira uma oferta pública de aquisição (OPA) voluntária sobre o capital da empresa e da sua participada EDP Renováveis.

Logo no início da negociação he hoje, a EDP esteve a liderar os ganhos no principal índice de referência português, o PSI20, com as acções da empresa liderada por António Mexia a avançarem 9,42%, para 3,403 euros. Uma subida acentuada neste momento para 9,97%, nos 3,42 euros.

Já a EDP Renováveis avançava 2,42%, para 8,03 euros.

A China Three Gorges, que já detém 23,27% do capital social da EDP, pretende manter a empresa com sede em Portugal e oferece uma contrapartida de 3,26 euros por cada acção, o que representa um prémio de 4,82% face ao valor de mercado e avalia a empresa em cerca de 11,9 mil milhões de euros.

O índice PSI20 estava nos 5.704.320 pontos, a ganhar 1,61%

 

Sugerir correcção
Comentar