Salma Hayek pede aos actores que aceitem cortes salariais a favor da igualdade

Várias manifestações a favor dos direitos das mulheres tiveram lugar no Festival de Cannes, no seguimento da onda de denúncias de assédio sexual em Hollywood.

Salma Hayek, 2018 Festival De Cinema De Cannes, Cannes, Hollywood, Ator
Fotogaleria
A actriz Salma Hayek, durante a palestra Women in Motion, na 71.ª edição do Festival de Cannes LUSA/SEBASTIEN NOGIER
Salma Hayek, François Pinault, Cannes, 2018 Festival de Cannes
Fotogaleria
A actriz Salma Hayek e o marido François-Henri Pinault, fundadores do programa Women in Motion LUSA/CLEMENS BILAN
Cate Blanchett, Festival De Cannes, Cannes, Meninas Do Sol, Três Faces, Festival De Cinema, Tapete Vermelho
Fotogaleria
82 actrizes protestam na passadeira vermelha pela representação feminina em Cannes Reuters/JEAN-PAUL PELISSIER

A actriz Salma Hayek afirmou, neste domingo, durante a 71.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, que os actores masculinos de Hollywood deveriam sacrificar-se e aceitar cortes salariais em nome da igualdade de género.

Hayek, apoiante dos movimentos pelos direitos das mulheres #MeToo e Time’s Up, disse numa palestra do Women in Motion – um programa de debate sobre o papel das mulheres no cinema, parceria entre a marca de artigos de luxo Kering (que pertence a François-Henri Pinault, marido de Salma Hayek) e o Festival de Cannes – que os actores com salários mais elevados deveriam abdicar das remunerações para acabar com a desigualdade salarial. "Não são apenas os produtores" que precisam de mudar, "são os actores também", disse segundo o jornal britânico Guardian.

A estrela de Hollywood explicou que, se os principais actores continuarem a exigir vencimentos inflacionados, acaba por não restar dinheiro suficiente para remunerar devidamente as actrizes. Um exemplo prático: "Se o orçamento do filme for de 10 milhões de dólares, o actor precisa de entender que, se ele ganhar 9,7 milhões de dólares, torna-se difícil para [estabelecer] a igualdade", correndo-se o risco de o filme ser cancelado se o orçamento não for suficiente, esclareceu.

A actriz mexicana (naturalizada norte-americana), de 51 anos, acredita que a disparidade salarial ainda vai ser uma realidade durante algum tempo face à resistência por parte da indústria, sendo por isso necessário continuar a pressionar os agentes do sector contra a desigualdade de género. "Acabou o tempo. Vocês tiveram uma boa caminhada, mas agora é hora de serem generosos com as actrizes", acrescentou. "Deveríamos ter ficado mais chateadas mais cedo. Deveríamos ter-nos unido mais cedo – porque foi isso que fez a diferença", concluiu Hayek segundo a estação britânica BBC.

Face à divulgação das desigualdades de género e das disparidades salariais em Hollywood, o actor britânico Benedict Cumberbatch afirmou, por sua vez, à revista britânica RadioTimes que irá recusar papéis em filmes caso a sua parceira feminina (co-star, em inglês) não receba a mesma quantia.

Cumberbatch, apoiante do feminismo, pediu aos actores de Hollywood que boicotem os projectos que contribuem para o fosso salarial entre homens e mulheres. "Igualdade salarial e um lugar à mesa são os princípios centrais do feminismo", disse o actor citado pela RadioTimes. Solicitou, então, que os actores olhassem para as suas quotas e questionassem quanto as mulheres estão a ser pagas e que se insurgissem a favor da igualdade de género. "Digam: se ela não for paga da mesma forma que os homens, eu não vou fazer isso", pediu o actor britânico.

O protagonista de filmes como O Jogo da Imitação (2014) ou Doutor Estranho (2016) anunciou ainda que usará a sua influência e a sua nova produtora de filmes, a SunnyMarch, para promover mais produções centradas nas mulheres. "Tenho orgulho de que o Adam [Ackland, seu sócio] e eu somos os únicos homens na nossa produtora; o nosso próximo projecto é uma história feminina com uma lente feminina sobre a maternidade, num momento de desastre ambiental", disse Cumberbatch à revista britânica. "Se [o projecto] é centrado em torno do meu nome, para atrair investidores, então podemos usar essa atenção para uma série de projectos femininos. Metade da audiência é feminina", esclareceu.

82 realizadoras femininas desde 1946

Várias foram as actrizes que se manifestaram a favor dos direitos das mulheres durante o Festival de Cannes, que termina a 19 de Maio. No sábado, 82 mulheres pertencentes à indústria cinematográfica, incluindo Cate Blanchett, Ava Du Vernay, Kristen Stewart, Jane Fonda e Patty Jenkins (realizadora do filme Mulher-Maravilha), protestaram em silêncio nas escadas da passadeira vermelha contra a sub-representação feminina em Cannes. 

"Somos 82 mulheres, representando o número de realizadoras do sexo feminino que subiram estas escadas desde a primeira edição do Festival de Cinema de Cannes, em 1946. Durante o mesmo período, 1688 realizadores do sexo masculino subiram estas mesmas escadas", disse Cate Blanchett, presidente do júri do festival, durante a leitura de um depoimento colectivo. "A prestigiada Palma d'Ouro – prémio do Festival de Cannes – foi concedida a 71 realizadores do sexo masculino, demasiado numerosos para mencionar pelo nome, mas a apenas duas realizadoras do sexo feminino", acrescentou a actriz australiana. O grupo de actrizes apelou às instituições por condições de trabalho mais seguras para as mulheres e pela promulgação de leis que imponham a igualdade salarial.

Weinstein e um "momento emocionante" para os homens

Salma Hayek faz parte das mais de 80 mulheres que acusam Harvey Weinstein de assédio sexual, alegando que o produtor ameaçou partir-lhe as rótulas dos joelhos depois de esta ter rejeitado os seus avanços sexuais durante a gravação do filme Frida (2002). Weinstein desmentiu as alegações e nega ainda todas as acusações de "sexo não consensual". De acordo com o Guardian, Hayek insiste que esta é uma estratégia da equipa de advogados de Weinstein para tentar desacreditar as "mulheres não-brancas que reclamavam dele", referindo-se ainda a Lupita Nyong'o — que também acusa Weinstein de abuso sexual.

Em contrapartida, Hayek acredita que se está a assistir a uma verdadeira mudança desde que veio a público o caso Weinstein. "Os homens estão aterrorizados. Os predadores estão a esconder-se. Sente-se essa atmosfera muito palpável", afirmou, citada pelo Guardian. Mas acrescenta que as mulheres não foram as únicas vítimas dos abusos de poder em Hollywood. "Muitos homens bonitos e pacíficos foram vítimas de bullying [por outros] homens que pensam que a identidade de um homem tem a ver com a violência", disse a actriz, segundo a BBC.

A estrela de Hollywood considera que este é um "momento muito emocionante para os homens", que "têm [agora] a oportunidade de repensar o que significa ser homem, e com isso vem muita liberdade", concluiu Salma Hayek.

Texto editado por Hugo Torres

Sugerir correcção
Comentar