RTP superou 1,5 milhões de espectadores e bate recorde de audiências

Canal público diz que venda dos direitos de transmissão da Eurovisão para EUA e China elevam estimativa de audiência "potencial de 200 milhões de telespectadores" na final de Lisboa.

Foto
A actuação de Salvador Sobral e Caetano Veloso foi seguida por um milhão e 811 mil pessoas LUSA/JOSE SENA GOULAO

A final do festival da Eurovisão bateu este sábado o recorde de audiências dos últimos dez anos, em Portugal, com 1,547 milhões de espectadores a seguirem a transmissão da RTP, segundo divulgou a estação pública portuguesa neste domingo. A edição deste ano, organizada em Lisboa, teve uma audiência de 16 pontos de rating e uma quota de mercado de 36,4%, segundo o canal.

A audiência deste sábado superou em quase 100 mil pessoas a de Maio de 2017, quando Portugal venceu pela primeira vez o festival da Eurovisão, com o cantor Salvador Sobral, tendo obtido então uma audiência de um 1,453 milhões de espectadores e 31% de quota de mercado.

Segundo um comunicado da RTP, às 23h39 registou-se "o melhor minuto do espetáculo", com mais de metade dos portugueses que estavam a ver televisão a seguirem a RTP1 (19.6 de rating e 50,2% de quota de mercado). Já o momento em que o português Salvador Sobral e o brasileiro Caetano Veloso cantaram o tema Amar pelos dois foi "outro grande sucesso de audiências", seguido por um 1,811 milhões de pessoas (43% de quota).

A televisão pública refere ainda que a RTP1 teve durante todo o dia "a preferência dos espectadores, com 21,7% de quota de mercado". A final da 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção foi transmitida nos 43 países que participaram no concurso.

Além disso, de acordo com a organização, "foram também vendidos direitos de transmissão para os Estados Unidos da América e a China". Tudo somado, a organização estima que a final tenha tido "um potencial de 200 milhões de telespectadores". O festival é realizado pela European Broadcasting Union (EBU, sigla em inglês) em parceria com a RTP.

Israel venceu, pela quarta vez, o Festival Eurovisão da Canção, com o tema Toy, interpretado por Netta, enquanto a canção portuguesa, O jardim, defendida por Cláudia Pascoal e escrita por Isaura, ficou em último lugar.

Sugerir correcção
Ler 27 comentários