Operação Marquês investiga conta bancária de mulher de Ricardo Salgado na Suíça

Informações enviadas pelas autoridades suíças aos investigadores da Operação Marquês identificam Maria João Salgado como beneficiária de uma conta com património entre 100 a 200 milhões de euros.

Foto
O ex-líder do BES à saída do Tribunal de Santarém, que o condenou em Abril ao pagamento de uma coima de 3,7 milhões de euros Paulo Cunha/Lusa

A mulher de Ricardo Salgado, Maria João Bastos Salgado, terá um património de “entre 100 e 200 milhões de euros” depositado numa conta de um banco suíço, noticia neste sábado o Correio da Manhã. Num comunicado enviado entretanto às redacções Maria João Salgado vem “desmentir categoricamente a peça do Correio da Manhã” e criticar o facto de não lhe ter sido dada “oportunidade de exercer o contraditório prévio”.

O jornal cita um documento – uma ficha de cliente – do banco Lombard Odier, em Genebra, que diz respeito à conta bancária de uma sociedade offshore sediada no Panamá, a Begolino, da qual será beneficiária, segundo o jornal diário, Maria João Bastos Salgado.

Nesse documento, que tem data de Agosto de 2016, a mulher do ex-banqueiro é identificada pelas iniciais MB e a revelação do significado destas iniciais foi feita pelo Lombard Odier ao Ministério Público da Suíça, escreve o Correio da Manhã.

“Em carta datada de 6 de Setembro de 2016, que consta na carta rogatória da Suíça que está nos autos da Operação Marquês, o banco informou que ‘as iniciais MB’ na ficha de cliente da conta nº 51009400 referem-se à beneficiária final da dita conta, a saber, a senhora Maria João Leal Calçada Bastos Salgado”, lê-se na notícia.

Como mandatários da conta de Maria João Salgado figuram, segundo a investigação da Operação Marquês, o ex-líder do Grupo Espírito Santo (GES) e a filha de ambos, Catarina Amon.

No comunicado, Maria João Salgado rejeita as alegações: “É totalmente falso que ‘guarde’ mais de 100 milhões na Suíça ou em qualquer outro lugar. Todas as contas que tive e tenho em conjunto com o meu marido estão declaradas e são do conhecimento das autoridades”, afirmou a mulher do antigo presidente do BES.

“Lamento que não baste o espectáculo público que tem sido promovido em torno do meu marido e se pretenda arrastar a sua família”, conclui a nota.

(Notícia actualizada às 14:51 com o desmentido de Maria João Bastos Salgado)

Sugerir correcção
Ler 2 comentários