Rebentamento de barragem no Quénia mata pelo menos 34 pessoas

As chuvas fortes que têm atingido o Leste de África nas últimas semanas fizeram sucumbir as paredes da barragem de Patel, a 190 quilómetros de Nairobi.

Foto
Pelo menos 260 mil pessoas foram deslocadas pelas inundações dos últimos dias no Quénia REUTERS/Reinhard Krause

Pelo menos 34 pessoas morreram depois do rebentamento de uma barragem na localidade rural de Solai, perto da cidade de Nakuru, no Norte do Quénia. Os primeiros balanços da tragédia apontavam para 20 mortes confirmadas, mas segundo o jornal queniano Standard Digital a contagem vai já em 34 mortos.

O porta-voz da Cruz Vermelha em África, Euloge Ishimwe, disse à CNN que é provável que milhares de pessoas tenham de ser deslocadas pela destruição da barragem de Patel, cujas paredes terão sucumbido à pressão dos volumes de água acumulada nas últimas semanas de chuva intensa.

A BBC, cita fontes policiais que garantem que pelo menos duas mil pessoas ficaram sem casa e que a “destruição é tremenda” nesta zona situada a 190 quilómetros da capital, Nairobi.

Pelo menos 11 vítimas, na maioria mulheres e crianças, morreram cobertas por lama numa plantação de café, escreve a AFP: “Parece que estavam a tentar fugir, mas não conseguiram, devido à força e à velocidade da água”, disse um agente policial.

As testemunhas ouvidas pela BBC reportam ter ouvido um estrondo antes de a massa de água ter varrido pelo menos dois quilómetros de uma zona agrícola onde muitos viviam e trabalhavam. As operações de busca e salvamento prosseguem, pelo que é provável que o balanço de vítimas aumente. “As perdas são enormes, quer de vidas humanas, quer materiais, mas a sua extensão está ainda por apurar”, afirmou Lee Kinyajui, governador do distrito de Nakuru.

Uma das sobreviventes, Veronica Wanjiku Ngigi, de 67 anos, disse à Reuters que estava em casa a fazer chá quando a nora a avisou de que tinham de fugir de casa porque a barragem tinha estalado.
“Foi um mar de água. O meu vizinho morreu quando a água embateu contra a parede da sua casa, porque era cego e não conseguiu fugir”, explicou, acrescentando que “outros vizinhos também morreram” e que as casas ficaram “todas arruinadas”.

A represa de Patel é um de três reservatórios de água detidos por um único latifundiário, refere a BBC. As autoridades locais, que estão a tentar confirmar se este tinha licença de construção para a barragem, temem pela integridade das duas que restam e que também estarão cheias.

O Quénia e o Ruanda têm sido dos países mais afectados com as chuvas intensas e as inundações que atingiram o Leste de África nas últimas semanas. Desde o início de Maio, pelo menos 100 pessoas morreram e 260 mil foram obrigadas a deixar as suas casas devido às inundações, de acordo com os dados da Cruz Vermelha no Quénia.

As autoridades e as diversas organizações humanitárias instaladas no país têm evacuado as populações através de meios aéreos, colocando-as em locais seguros e garantindo ajuda às comunidades isoladas pelas chuvas e deslizamentos de terra das últimas semanas.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários