Alunos portugueses vão viajar para a Irlanda e desconstruir estereótipos

Turma de Barcelos ganhou uma viagem que pretende expandir horizontes dos jovens portugueses e apresentar novas culturas.

Foto
Dublin é uma das cidades que os alunos de Barcelos vão visitar Cathal McNaughton/Reuters

A turma do 9.ºG da Escola Secundária Alcaides de Faria, de Barcelos, foi a grande vencedora do concurso Open Minds, promovido pela plataforma de pesquisa de viagens momondo, que tem como objectivo expandir a mente e os horizontes dos mais jovens, promovendo o respeito mútuo e a tolerância, reunindo participações de escolas espalhadas por 16 países. O prémio, no valor de dez mil euros, será utilizado pelos 18 alunos numa viagem à Irlanda, país escolhido para a participação no concurso.

“Curiosamente, na altura de escolher o destino da viagem, nem foi preciso perguntar onde é que os alunos queriam ir. Todos já tinham na mente ir à Irlanda”, assegura Ana Paula Borges, docente de inglês na escola secundária e responsável pela participação da turma no concurso. A professora teve conhecimento do concurso através de um amigo na rede social Facebook e, devido ao elevado número de participantes, mostrou-se céptica em relação às hipóteses de vitória: “Ganhar era uma fantasia, mas os miúdos acreditaram sempre."

Foto
A turma do 9.º G da Escola Secundária Alcaides de Faria DR

Os estabelecimentos de ensino que decidiram participar no concurso receberam um kit escolar que incluía actividades que tinham de realizar. Essas tarefas tinham o objectivo de ensinar, de forma simples e intuitiva, o que são os estereótipos e as formas como, muitas vezes de forma inconsciente, eles são concebidos. Através de desenhos, fotografias e textos, os alunos localizaram e representaram a Irlanda e os estereótipos a ela associados.

“As perguntas relacionavam-se com a forma como as pessoas se vestem, o clima, o que comem ou o que bebem”, recorda Ana Paula Borges, explicando que “um dos estereótipos que as crianças tinham em relação à Irlanda era que estava sempre a chover”. O outro relacionava-se com os hábitos de consumo de bebidas: “Disseram que bebiam muita cerveja e whisky”, confidencia a professora, entre risos, enaltecendo a dedicação dos seus alunos.   

O objectivo da viagem conquistada pelos estudantes é, justamente, mostrar-lhes que todos somos iguais, independentemente da cultura ou localização geográfica. Quebrar esses estereótipos torna-se, portanto, muito mais fácil quando os jovens têm um contacto directo com outros costumes e novas realidades. Para a docente de inglês, será uma oportunidade primordial para os alunos entrarem em contacto com a língua e aprenderem um pouco mais de inglês.

Texto editado por Sandra Silva Costa

Sugerir correcção
Comentar