Costa: “O Presidente da República não manda recados ao Governo pelos jornais”

Primeiro-ministro responde a Marcelo Rebelo de Sousa, que afirmou que não se recandidataria, se houvesse outra tragédia como os incêndios.

Foto
LUSA/MÁRIO CRUZ

António Costa afirmou nesta terça-feira que “o Presidente da República não manda recados ao Governo pelos jornais”. O primeiro-ministro respondia assim às declarações de Marcelo Rebelo de Sousa ao PÚBLICO e à Rádio Renascença, quando afirmou que caso “tudo volte a correr mal” nos incêndios, isso seria “decisivo” para a sua ponderação sobre se deve ou não recandidatar-se. Há umas semanas, Costa disse à revista Visão que não veria razões para se demitir, mesmo que voltasse a haver mortes nos incêndios em Portugal.

Para António Costa, “não é hábito dos órgãos de soberania, em particular nas relações entre Governo e Presidente da República, [comunicarem] através da comunicação social”. “E continuarão a não o fazer”, salientou

“[Que o país volte a arder] é um cenário que não se põe e estamos todos a trabalhar para que nenhuma tragédia dessas se coloque”, afirmou António Costa aos de jornalistas, em Oeiras, dizendo ter “a certeza” de que o Presidente não estava a responder às suas declarações.

“Todas as matérias que o Governo tem a transmitir ao senhor Presidente da República fá-lo diariamente, ou, pelo menos, semanalmente e o inverso também é verdadeiro. O senhor Presidente da República não manda recados ao Governo pelos jornais”, acrescentou.

“Como é normal num país que funciona civilizadamente, os órgãos de soberania funcionam com toda a normalidade”, disse ainda António Costa

Ainda quanto às declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro afastou o cenário de repetição de tragédias com incêndios florestais este ano ou nos próximos. “O senhor Presidente da República já disse que é um cenário que nem sequer se põe. O que temos de fazer é trabalhar para que nenhuma tragédia dessas volte a ocorrer”, afirmou.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários