A história do rock ilustrada para miúdos e graúdos

The White Stripes,The White Stripes
Fotogaleria
The White Stripes,The White Stripes

Estabelecer uma ponte entre a cultura dos pais e a linguagem dos filhos é o ponto de partida de A História do Rock (para pais fanáticos e filhos com punkada). O livro de Rita Nabais, com ilustrações de Joana Raimundo, dá a conhecer aos mais novos as principais figuras do rock através de pequenas biografias e curiosidades de artistas que fizeram parte da banda sonora da adolescência dos pais de hoje, outrora jovens amantes de música.

Para Nuno Valente, das Edições Escafandro, a publicação deste livro teve a intenção de criar um lugar na memória das crianças para os ícones da geração dos pais, "numa altura em que o rock está a ser ultrapassado por outros géneros junto das novas gerações" — como o rap e o pop. O editor conta que o feedback não podia ser mais positivo. "Há pais que todas as noites lêem um artista diferente aos filhos, enquanto os adormecem a mostrar as músicas e os vídeos", exemplifica o editor ao P3.

Esta nova enciclopédia do rock tem 147 entradas com ilustração e texto, que vão desde Bill Haley & His Comets e Little Richard — pioneiros do estilo musical —, até a nomes mais recentes, como The National ou Vampire Weekend, passando por Elvis Presley e Nirvana. Para além dos desenhos dos músicos, o livro conta ainda com as sugestões musicais de várias pessoas da área, como Miguel Ângelo (Delfins) e Fernando Ribeiro (Moonspell), resultando numa playlist com mais de 500 artistas dos últimos 70 anos.

Os criadores querem também lançar uma edição inglesa do livro. Para tal, a editora está a promover uma campanha de crowdfunding no Kickstarter até 3 de Julho. Esperam reunir cerca de 20 mil libras, cerca de 22 mil euros. 

 

Artigo actualizado às 17h44 de 28 de Julho com informações relativas à campanha de crowdfunding.

Chuck Berry
Chuck Berry
Elvis Presley
Elvis Presley
Foo Fighters
Foo Fighters
Guns N' Roses
Guns N' Roses
Iggy Pop
Iggy Pop
Jimi Hendrix
Jimi Hendrix
Patti Smith
Patti Smith
Queen
Queen
Sex Pistols
Sex Pistols