Kim visitou novamente a China para se encontrar com Xi

Líder norte-coreano tinha já ido à China em Março. Novo encontro acontece numa altura em que decorrem as preparações para a cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.

Foto
LUSA/KCNA

Kim Jong-un visitou a China para se encontrar com o seu homólogo chinês, Xi Jingping, noticiou a agência Xinhua.

A visita do norte-coreano aconteceu na segunda e nesta terça-feira, na cidade de Dalian e, de acordo com o que relata a Xinhua, Xi aproveitou a ocasião para manifestar apoio ao desenvolvimento económico norte-coreano.

O encontro marca mais um capítulo nas aproximações diplomáticas que contribuíram para uma redução das tensões na Península da Coreia nas últimas semanas e que teve o seu ponto alto na histórica cimeira entre Kim e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, no final de Abril.

Kim tinha já visitado a China em Março, a sua primeira ida ao estrangeiro desde que assumiu o poder da Coreia do Norte, em 2011.

Nesta altura está também em preparação a cimeira entre o líder norte-coreano e o Presidente norte-americano, Donald Trump, que terá no centro da discussão a desnuclearização do regime de Pyongyang. O encontro deverá acontecer nas próximas semanas, sendo que o local está ainda por definir.

Nesta terça-feira, Trump utilizou o Twitter para revelar vai falar com Xi Jinping sobre o comércio, “onde coisas vão acontecer”, e sobre a Coreia do Norte, “onde estão a ser construídas relações e confiança”.