GNR detém homem em flagrante por incêndio florestal

Suspeito é acusado de "negligência": durante a limpeza da mata, o fogo descontrolou-se. Arderam cerca de 10 mil metros quadrados de mato e eucaliptos.

Foto
PAULO PIMENTA/Arquivo

Um homem foi detido no sábado pela GNR de Braga, em flagrante delito, por ter provocado um incêndio florestal, que pôs em perigo várias habitações e resultou numa área ardida de 10 mil metros quadrados. O suspeito tem 44 anos.

Segundo um comunicado da GNR, a detenção do homem foi feita pelo Posto Territorial de Celorico de Basto, na zona de Fervença. "Durante uma acção de patrulhamento preventivo, os militares detectaram uma coluna de fumo, pelo que se deslocaram de imediato ao local, tendo localizado e detido o autor do incêndio florestal", afirma a GNR.

Contudo, em declarações à Agência Lusa, o Comandante do Destacamento Territorial de Fafe, Orlando Mendes, esclareceu que não se tratou de fogo posto, mas de "negligência". "O homem estava a fazer a limpeza da mata, da floresta, e no final, na queima dos sobrantes, o fogo descontrolou-se", especificou.

O suspeito não conseguiu controlar as chamas, tendo acabado por colocar em perigo diversas habitações. Do incêndio resultou uma área ardida de cerca de 10 mil metros quadrados de mato e eucaliptos.

O homem foi constituído arguido e sujeito à medida de coacção de termo de identidade e residência.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários