Relvas dá uma ajuda a apoiante de Rio em Santarém

Nuno Serra é o actual líder distrital, que se recandidata a um terceiro e último mandato. O outro candidato é afilhado de Miguel Relvas e conta com o apoio do ex-ministro de Passos.

Foto
PSD de Santarém tem eleições marcadas para hoje Paulo Pimenta

As eleições para a distrital do PSD de Santarém, que decorrem este sábado, vão ser disputadas entre João Moura, que foi mandatário de Rui Rio nas eleições directas de Janeiro, e Nuno Serra, que apoiou Pedro Santana Lopes na disputa interna pela liderança do partido e que é o actual líder da estrutura social-democrata de Santarém.

E desta vez, Miguel Relvas não está com Nuno Serra, ao contrário do que aconteceu nos dois últimos mandatos. O antigo ministro de Pedro Passos Coelho apoia a candidatura de João Moura, que integra a actual direcção da distrital, sendo o primeiro vice-presidente de Nuno Serra.

Fonte social-democrata assume ao PÚBLICO que tem uma explicação para que Miguel Relvas apoie João Moura. “Miguel Relvas queria que Nuno Serra apoiasse a candidatura do actual presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, à concelhia do PSD de Santarém [cujas eleições também decorrem este sábado], mas ele recusou”, afirma a fonte, considerando que “há o risco de a distrital vir a ser liderada, em teoria, por Relvas”. Nuno Serra não acredita nesse cenário e mostra-se “muito confiante” na vitória.

Ao PÚBLICO, Miguel Relvas não quis entrar em grandes considerações. Ainda assim, a sua resposta é clara.“ As mudanças são sempre bem-vindas”, diz o social-democrata, que é padrinho de casamento de João Moura.

Um dos objectivos de Nuno Serra é “trabalhar na mobilização interna do partido, abrindo-o à sociedade civil” - um movimento a que a direcção nacional também quer aderir. Com as eleições legislativas no horizonte, o deputado promete elaborar um “caderno de encargos” transversal para o distrito para apresentar ao futuro governo, (seja ele do PSD ou do PS). Desse caderno de encargos – diz – devem constar temas como a saúde, a educação, a economia, o turismo a agricultura e a interioridade.

Igualmente confiante na vitória, João Moura pede um novo ciclo para o PSD de Santarém, afirmando que a actual liderança tem estado “muito focada na actividade parlamentar”, passando ao lado dos problemas com que a região se debate. “É possível fazer diferente”, declara, defendendo um outro olhar para sectores cruciais como a saúde e a educação.

No mesmo dia e na mesma região, também vão a votos outras estruturas concelhias do PSD, são elas: Santarém, Torres Novas, Benavente, Coruche, Golegã e Tomar.

Sugerir correcção
Comentar