Ministério Público não vê razões para contestar obra na Foz Velha

Parecer do MP sobre acção administrativa considera conformes à lei os procedimentos do município e do Ministério da Cultura no processo urbanístico da Quinta de Montebelo, contestado por uma associação de moradores.

Foto
Obras em MOntebelo já começaram, mas há uma ordem judicial para que não prossigam DR

O Ministério Público junto do Tribunal administrativo e Fiscal do Porto considera não ter qualquer fundamento legal a acção da Associação de Moradores e Amigos da Foz Velha contra a Câmara do Porto e o Ministério da Cultura, e que tem como objectivo travar a construção de uma residência para idosos na Quinta de Montebelo, na Foz Velha. O parecer do MP, a que o PÚBLICO teve acesso, é do final de Abril, já depois de o mesmo tribunal ter ordenado a suspensão dos trabalhos no local, após análise de uma providência cautelar interposta pela referida associação.

Na acção administrativa, a associação de moradores pede que sejam considerados nulos o alvará de loteamento, emitido em 2006, alterações ao mesmo, de 2011 e 2016, bem como o parecer da Direcção-Geral do Património Cultural, no qual o município sustenta a permissão de início das obras por parte da sociedade, SKTO, Societé Industrielle Services IMMO, S.A..  Mas, para o MP, “os actos praticados no procedimento administrativo estão conformes às leis, normas e regulamentos, pelo que são válidos e legais, nada existindo que seja susceptível de gerar quaisquer dos vícios apontados” pelo peticionários.

O processo urbanístico em causa começou com um pedido de loteamento, no início da década passada, para construção de habitação numa quinta com frentes para a Rua de Montebelo e para a Travessa Alegre. O projecto teve várias alterações, mas para a acção administrativa em causa o Ministério Público considera que a aprovação, em 2014, de um Pedido de Informação Prévia (PIP)  para alteração do alvará de loteamento de 2009, que propunha a mudança de uso do edificado, para residência de idosos, “é de decisiva relevância para a apreciação da legalidade e validade dos actos administrativos ora impugnados, por se tratar de um acto constitutivo do direito de realizar a referida operação nos termos em que acabou por ser aprovada”.  

O Ministério Público considera que “todas as entidades internas e externas que tinham que emitir pareceres o fizeram favoravelmente, de modo claro e expresso, conforme determina a lei – embora alguma com condicionantes, mas que sempre foram respeitadas pela Contra-Interessada [a dona da obra] – o que foi causa adequada, necessária à consequente emissão por parte do Réu/Município do Porto dos respectivos alvarás e averbamentos aos mesmos”. Entre estas entidades está a Direcção Geral do Património Cultural que, recentemente, considerou, através da Direcção Regional de Cultura do Norte, que o município interpretou de forma errada a posição enunciada no parecer emitido a propósito do PIP.

Tal como o PÚBLICO noticiou a 19 de Abril, nessa resposta à Câmara do Porto a DRCN argumenta que o parecer “não atribui ao promotor privado qualquer direito de construir” sem que o subsequente aditamento ao loteamento seja enviado à administração do património cultural “com as devidas correcções para emissão de parecer prévio e vinculativo, como resulta claro e evidente da sua leitura”. E, acrescenta, o mesmo teria de acontecer com o “posterior projecto de arquitectura”, que nunca foi enviado àquela entidade, que se insurge contra o facto de os trabalhos de construção terem sido autorizados mediante “uma comunicação prévia apresentada pelo privado” antes de terem sido dados aqueles passos.  

Para o Ministério Público, no entanto, “no pedido de licenciamento é dispensado o parecer do IGESPAR/DRCN quando para tal seja necessário as consultas a entidades externas, desde que essas mesmas entidades já anteriormente, em sede de PIP, se tenham pronunciado sobre o mesmo assunto, no pressuposto que a decisão tenha sido favorável e o pedido de licenciamento com ela se conforme". O MP considera que o parecer destas entidades relativo ao PIP era favorável ao mesmo, “embora com a condicionante do projecto respeitar os parâmetros urbanísticos sob controlo da CM do Porto”, e argumenta que o projecto de arquitectura apresentado pela contra-interessada respeitou esses condicionalismos.

Numa análise ao projecto, o Ministério Publico considera que este não viola o estatuto de protecção da Foz Velha nem o que o Plano Director Municipal prevê para aquela zona, que considera estar enquadrada numa “Área de Frente Urbana Contínua em Consolidação”, e não em “Área Histórica”, como argumenta a associação de moradores na Acção.

Contactado pelo PÚBLICO, o presidente da associação, Fernando Braga de Matos, desvalorizou este parecer do MP, considerado que ele está desactualizado face à posição dos organismos da Cultura perante a providência cautelar, em resposta à qual a DGPC exigiu ao município a  "imediata suspensão" daquela empreitada por ausência do seu "parecer prévio, obrigatório e vinculativo".

Sugerir correcção
Comentar