Renato Sampaio: “Hoje é um dia muito triste”

Deputado e líder da concelhia do PS-Porto reage à desfiliação de José Sócrates e pede contenção ao partido até ao congresso. Isabel dos Santos, também deputada recusa “linchamentos em praça pública”.

Foto
Renato Sampaio, ao lado de Sócrates, em 2006 Nelson Garrido

Renato Sampaio, um dos deputados mais próximos do antigo secretário-geral do PS, José Sócrates, fez nesta sexta-feira um apelo à “contenção verbal no partido” e declarou que “hoje é um dia muito triste”, numa alusão à desfiliação de José Sócrates do Partido Socialista.

“É indispensável manter a serenidade [até ao Congresso do PS], é o que eu farei até lá. Nem mais uma palavra a não ser dizer que hoje é um dia muito triste”, escreve Renato Sampaio na sua página no Facebook.

Na curta nota que assina, o líder da concelhia do PS-Porto afirma que não renega amizades e que é amigo de José Sócrates. “Ao contrário de outros, nunca reneguei as minhas amizades, nunca as reneguei em quaisquer circunstâncias. A amizade é um valor que me ensinaram a preservar, José Sócrates é meu amigo e um camarada”, pode ler-se no texto que escreveu naquela rede social.

O deputado acrescenta ainda que como militante socialista sempre impôs a si próprio uma “rigorosa contenção verbal e é o que o PS precisa” no momento que atravessa e – sublinha – “quando estamos em vésperas de um importante congresso. Por isso é indispensável manter a serenidade”.

Também a deputada socialista, Isabel Santos, recorreu às redes sociais para comentar a saída de José Sócrates do PS. “Não se apagam incêndios com gasolina”, escreveu no Facebook.

Na curta nota que acompanha a notícia da decisão do antigo secretário-geral do partido, a deputada também apela “à serenidade para enfrentar o congresso que se avizinha”, razão pela qual não dirá nada mais sobre o caso. O texto termina com uma nota de amizade ao ex-dirigente socialista. “Apenas continuarei a afirmar que Sócrates é meu amigo e camarada e que sempre recusarei linchamentos em praça pública”.

Em 2016, em pleno Congresso do PS, Renato Sampaio e Isabel Santos abandonaram a reunião magna dos socialistas, após o discurso de António Costa para visitar o amigo Sócrates, que se encontrava detido no estabelecimento Prisional de Évora.

Sugerir correcção
Comentar