Viseu vai ter primeira pintura em 3D e mural de azulejos

O Festival de Street Art de Viseu acontece entre 17 e 20 de Maio, no âmbito do Tons de Primavera. No final, Viseu ficará com mais 11 novas criações, a juntar aos 28 pontos já existentes do roteiro de arte urbana da cidade

Foto
Em 2016, durante o festival, Draw homenageou a identidade do Bairro Municipal de Viseu DR

Uma pintura em três dimensões do artista argentino Eduardo Relero e um mural em azulejos da dupla portuense Draw e Contra são as inovações da edição deste ano do Festival de Street Art de Viseu. O festival, que se realiza no âmbito do Tons de Primavera, entre 17 e 20 de Maio, contará com sete criadores e quatro colectivos de artistas.

"Não nos interessa a arte pela arte. Interessa-nos uma arte que valorize a identidade e o ecossistema criativo e cultural de Viseu", afirmou o vereador da Cultura, Jorge Sobrado, acrescentando que, dos 16 artistas, seis são de Viseu. No ano em que Viseu se assumiu como Cidade Europeia do Folclore, o município propôs aos artistas "investigarem, pesquisarem e reinterpretarem os traços da identidade, da cultura folclórica e popular" da região.

"Teremos pinturas murais e instalações artísticas que partirão à redescoberta desse fundo cultural que é o folclore e a etnografia e atribuirão novas paisagens urbanas e rurais ao concelho", sublinhou Jorge Sobrado. No final, Viseu ficará com mais 11 novas criações, a juntar aos 28 pontos já existentes do roteiro de arte urbana da cidade.

Em Viseu estará Eduardo Relero, que executará a primeira pintura 3D da cidade, numa das portas da Feira de S. Mateus, que é considerada "um ícone da cultura popular" da região. O outro destaque vai, segundo Jorge Sobrado, para a intervenção no muro de suporte ao edifício da PSP, onde Draw e Contra farão "uma grande criação mural em azulejo". "Terá entre 1110 e 1600 azulejos e será feita numa parecia com Câmara Municipal de Ovar", explicou o vereador. Frederico Campos, conhecido por Draw, disse aos jornalistas que este trabalho será um desafio: "Vamos pintar da forma mais clássica, obviamente com um twist contemporâneo a nível de pintura, que é aquilo que nós queremos acrescentar ao que Viseu já tem de técnica de azulejo".

Participarão também neste festival os artistas viseenses Ana Seia de Matos, Ergo Bandits, Juliana Ferreira e Carlos Sousa e outros vindos de vários pontos do país, como Godmess, Glam, Halfstudio, Nuno Pimenta, Samina e Nuno Palhas AKA Third. Além da freguesia de Viseu, também as de Abraveses, Bodiosa, Santos Evos, Mundão e Calde vão receber novas intervenções, no âmbito de uma aposta na descentralização artística e cultural.

"Terão intervenções de arte pública, com uma linguagem contemporânea, mas que traz ao de cima muitos dos traços de identidade da cidade e do concelho", explicou Jorge Sobrado. Na opinião do vereador, o Festival de Street Art de Viseu "está a ganhar qualidade do ponto de vista da sua expressão artística, está a ganhar braços nas freguesias, mas está a ganhar também filhos no ecossistema cultural, criativo e económico".

Sugerir correcção
Comentar