Fertilização in vitro

Viagens Pela (In)Fertilidade

Os traços dos cientistas, numa BD elaborada para o PÚBLICO, respondem às principais questões sobre (in)fertilidade. O que é? Quantas pessoas afecta? O que fazer perante um problema? O que se espera do futuro das técnicas de procriação medicamente assistida? Qual o enquadramento legal da gestação de substituição na Europa? Entre muitas outras.

Fotogaleria

A Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução promove esta sexta-feira e sábado as suas jornadas científicas num encontro na Figueira da Foz e, em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, elaborou uma BD para o jornal PÚBLICO com os factos essenciais sobre fertilidade.

As jornadas da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução incluem sessões sobre a criação de ovócitos in vitro (em laboratório), os modelos de actuação nos casos que associam a obesidade à infertilidade feminina, a fragmentação do ADN dos espermatozóides, novos tratamentos para a infertilidade, técnicas de preservação da fertilidade dirigidas a mulheres que decidem adiar a maternidade, perspectivas de futuro da PMA, e muito mais.

No centro das atenções estará seguramente a discussão sobre o fim do anonimato nas doações de gâmetas e embriões, ditado recentemente por um acórdão do Tribunal Constitucional. 

Coordenação e texto da BD: Teresa Almeida-Santos, João Ramalho-Santos

Ilustração: Rui Tavares 

Sugerir correcção