Macron adjectiva de "deliciosa" a mulher do primeiro-ministro australiano

Visita à Austrália do Presidente francês ensombrada por um elogio que se tornou viral.

Foto
O Presidente francês ladeado pelo casal Turnbull à entrada da Ópera de Sydney Reuters/HANDOUT

O Presidente francês, Emmanuel Macron, foi efusivo nos seus agradecimentos ao primeiro-ministro australiano Malcolm Turnbull pela calorosa recepção durante a visita oficial à Austrália, de tal modo que agradeceu também à sua "deliciosa esposa".

Macron agradeceu a Turnbull e à sua esposa, Lucy, por serem boas anfitriãos e comentou que a comida e o vinho que consumiu durante a sua visita eram muito bons. Estaria, talvez a pensar no vinho, quando exclamou: "Quero agradecer-lhe pelas boas vindas, a si e à sua deliciosa esposa pela calorosa recepção."

O comentário foi de imediato agarrado e espalhado pelas redes sociais, acabando por ganhar mais importância do que a discussão em torno de questões mais importantes, como a crescente influência da China naquela região.

Mas o que tentou Macron dizer? O tradutor Ian Davies, de Sydney, disse à Reuters que duvida que Macron tenha feito uma tradução directa porque um falante de francês nunca usaria a palavra francesa "deliciosa" para descrever uma pessoa. "Talvez quisesse dizer que ela era encantadora", levanta a hipótese porque, acrescenta Davis, a palavra "deliciosa" usa-se para descrever pastelaria e não uma pessoa.

Não é a primeira vez que um comentário estranho, neste caso, não intencional, numa visita de alto nível ofusca a diplomacia. No ano passado, Donald Trump elogiou a primeira-dama francesa Brigitte Macron por estar em "boa forma" numa visita oficial a França.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários