Há mais de 15 dias sem novos casos de sarampo mas autoridades investigam 28 suspeitas

Desde Fevereiro foram confirmados 109 casos, mas todos os doentes estão curados.

Foto
Marco Duarte

As autoridades de saúde estão a investigar 28 casos de sarampo no surto da região Norte, mas há mais de 15 dias que não se regista nenhum novo caso confirmado. Segundo um boletim da Direcção-Geral da Saúde (DGS) publicado na segunda-feira, foram confirmados 109 casos desde o início do surto, mas todos os doentes já estão curados.

Do total de casos confirmados, apenas um foi em crianças e a maioria (quase 80%) afectou profissionais de saúde, sobretudo com ligação ao hospital de Santo António, no Porto.

Desde que o surto começou, em Fevereiro, foram analisados 282 casos que se revelaram negativos.

O vírus do sarampo é transmitido por contacto directo com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infectada tosse ou espirra.

A Direcção-Geral da Saúde recomenda aos portugueses que verifiquem o seu boletim de vacinas e se vacinem caso seja necessário e para ligarem para o 808 24 24 24 se estiveram em contacto com um caso suspeito de sarampo ou se tiverem dúvidas.

Segundo a DGS, em pessoas vacinadas a doença pode, eventualmente, surgir com um quadro clínico mais ligeiro e menos contagioso. Quem já teve sarampo está imunizado e não voltará a ter a doença. A vacina contra o sarampo faz parte do Programa Nacional de Vacinação e deve ser administrada aos 12 meses e aos cinco anos.

Sugerir correcção
Comentar