Sajid Javid é o novo ministro do Interior britânico

Theresa May substituiu Amber Rudd pelo responsável pelas pastas da Habitação, Comunidades e Poder Local e antigo director do Deutsche Bank.

Foto
Sajid Javid já foi director do Deutsche Bank Reuters/Stefan Wermuth

A primeira-ministra britânica, Theresa May, nomeou nesta segunda-feira Sajid Javid ministro do Interior, em substituição de Amber Rudd. Esta demitiu-se no domingo à noite depois de ter induzido os deputados em erro sobre a forma como o seu gabinete classificou indevidamente residentes de longo prazo oriundos das Caraíbas como imigrantes ilegais.

Para liderar o ministério do Interior, May escolheu um político de origem paquistanesa, que ocupava a pasta da Habitação, Comunidades e Poder Local. Sahid Javid, de 48 anos, antigo director do Deutsche Bank, é filho de um motorista de autocarro paquistanês, cuja família emigrou para o Reino Unido na década de 1960. 

Segundo o Guardian, Javid também é, tal como Rudd, um “protegido” de George Osborne – antigo responsável pelo Tesouro no executivo anterior liderado por David Cameron e actual editor do London Evening Standard

Javid liderou os ministérios da Cultura (2014-2015) e do Comércio (2015-2016) do Governo de David Cameron e chefiava a Habitação, Comunidades e Poder Local desde 2016.

Com a sua entrada no Governo de May, mantém-se o equilíbrio de ministros a favor e contra o “Brexit” que a primeira-ministra tem procurado desde que assumiu funções, no Verão de 2016. 

Sahid Javid é um apoiante da manutenção do Reino Unido na União Europeia, ainda que não assuma essa posição de uma forma tão declarada como a sua antecessora. Rudd, por exemplo, é uma defensora acérrima da permanência do país na União Aduaneira, ao passo que Javid já demonstrou publicamente o seu cepticismo em relação a um “soft-Brexit”.

Para além disso, o novo detentor da pasta do Interior defende o respeito absoluto pelo resultado do referendo de 2016, que determonou a saída do país da UE.

Na sequência da promoção de Sahid Javid, o n.º 10 de Downing Street também anunciou que o ex-secretário da Irlanda do Nort,e James Brokenshire, regressa ao Governo como ministro da Habitação, Comunidades e Poder Local.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários