Óquei de Barcelos falha "tri" na Taça CERS

Lleida venceu a equipa portuguesa no desempate por grandes penalidades, após 2-2 no prolongamento.

Foto
DR

Com a derrota averbada na final da Taça CERS, o Óquei de Barcelos não conseguiu conquistar o troféu pela terceira vez consecutiva e, simultaneamente, tornar-se a equipa mais titulada da prova. A equipa minhota esteve mesmo a vencer por dois golos, mas permitiu o empate dos catalães no segundo tempo (2-2). No desempate por grandes penalidades, um único golo deu a vitória — e o primeiro troféu desta competição — ao Lleida, da Catalunha.

Os anfitriões (a final four decorreu em Lérida) deixaram os barcelenses em sentido logo no primeiro minuto de jogo. Um remate que embateu no poste direito da baliza de Ricardo Silva fez soar as sirenes junto da equipa técnica do Óquei.

Lentamente, os portugueses começaram a ficar por cima do jogo. E o 0-0 foi desbloqueado quando João Guimarães desferiu um remate fortíssimo do meio do rinque. O guarda-redes dos catalães foi surpreendido e não conseguiu interceptar a bola, que acabou no fundo das redes, aos 17’.

O segundo tempo foi bem mais emocionante do que o primeiro. Num jogo com um ritmo frenético, os ataques do Óquei de Barcelos forçaram o Lleida a recorrer a faltas. Mas na décima infracção dos catalães, Zé Pedro não conseguiu converter o livre directo que dilataria a vantagem dos minhotos. O segundo golo chegaria, porém, quando, após iniciativa individual, João Almeida rematou cruzado, surpreendendo Lluís Tomàs, aos 7’.

A partir desse momento, e até ao final do segundo tempo, o Lleida respondeu e esteve sempre por cima da partida. Aos 10’, o árbitro assinalou penálti para os catalães, a castigar um toque na bola com o patim, dentro da área barcelense. Andreu Tomas não desperdiçou e reduziu a desvantagem (1-2).

Os anfitriões ganharam força e chegaram mesmo ao empate (2-2), na conversão de um livre directo após cartão azul a Hugo Costa. Dario Giménez enganou Ricardo Silva e colocou a bola na baliza dos minhotos aos 15’ do segundo tempo.

Com a igualdade a estender-se no jogo, chegou o prolongamento e um domínio catalão cada vez mais evidente. As melhores oportunidades pertenceram aos anfitriões e Ricardo Silva, com uma mão-cheia de boas defesas, adiou a decisão para o desempate por penáltis.

A formação de Barcelos não conseguiu converter nenhuma das cinco tentativas de que dispôs e, na última grande penalidade da primeira série, Jordi Cros bateu o guardião do Óquei e levou o pavilhão ao rubro. O Lleida acabava de vencer a primeira Taça CERS da sua história.

Texto editado por Nuno Sousa

Sugerir correcção
Comentar