Museu francês descobre que metade do seu espólio era falso

Instituição é dedicada ao paisagista Étienne Terrus, que morreu antes de algumas das pinturas que lhe estavam atribuídas terem sido realizadas.

Foto
Museu Étienne Terrus

Um museu francês dedicado ao pintor Étienne Terrus (1857-1922) descobriu que mais de metade das obras do seu espólio são falsas, quando um especialista reparou que nos quadros do artista, especializado em paisagens, surgiam edifícios construídos após a sua morte.

A revelação, adiantou a agência EFE, foi feita pelos media da localidade de Elne, nos Pirenéus orientais, onde se localiza o museu, depois de, na sequência de umas obras de beneficiação do edifício, o especialista e historiador de arte Eric Forcada ter começado a suspeitar da atribuição de alguns quadros da dita colecção a Terrus.

Em algumas dessas paisagens surgem retratados edifícios que apenas foram construídos após a sua morte. Perante a dúvida, foi criada uma comissão de especialistas para analisar o espólio do museu, que determinou que 82 desses quadros, mais de metade do total, não podiam ser atribuídos àquele pintor.

A autarquia de Elne, a sul de Perpignan, apresentou uma denúncia por falsificação e estimou o prejuízo causado em 160 mil euros.

Pinturas, desenhos e aguarelas foram adquiridos ao longo de duas décadas pelo município para integrar o museu dedicado ao pintor, que foi aberto em 1994. De origem catalã, Terrus nasceu, viveu e morreu em Elne, mesmo se chegou a estudar em Paris – onde se tornou amigo de Matisse e de Maillol.

“Ponho-me no lugar dos visitantes que pagaram uma entrada e que viram obras falsas. É inaceitável”, disse o presidente do município de Elne, Yves Barniol, à rádio France Bleu.

A emissora acrescentou que a investigação aberta pelos serviços franceses contra o tráfico de obras de arte inclui outros artistas, e que o prejuízo pode estender-se por toda a região.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários