Português suspeito de matar duas pessoas na Suíça

Polícia encontrou corpos de um jovem e de uma mulher nas escadas de um edifício residencial. Homem de 49 anos está detido e será interrogado pelas autoridades nesta quinta-feira. A não aceitação da separação estará na origem do crime.

Foto
Denis Balibouse/Reuters

Um cidadão português de 49 anos é suspeito de ter matado duas pessoas, na quarta-feira ao fim do dia, na cidade de Payerne, no Oeste da Suíça. De acordo com a imprensa local, as vítimas são uma mulher e um jovem, cujos cadáveres foram encontrados por uma unidade especial da polícia, que foi alertada por volta das 18h30 desse dia por vizinhos que ouviram uma série de tiros, segundo o jornal 20 Minuten.

“Ainda estamos a aguardar pela identificação formal das vítimas, mas acreditamos que as três pessoas pertencem à mesma família”, disse Arnold Poot, porta-voz da polícia do cantão de Vaud, o terceiro mais populoso do país e que integra a Suíça francesa ou romanda.

O gabinete do secretário de Estado José Luís Carneiro, que se encontra no Brasil, disse ao PÚBLICO que ainda não tinha confirmação do sucedido e remeteu informações para mais tarde.

O jornal suíço acrescenta que o suposto autor do duplo homicídio andou a monte, mas acabaria por se entregar às autoridades de madrugada, por volta das 3h (menos uma hora em Portugal), depois de ter sido contactado pela polícia. Será ouvido pelas autoridades nesta quinta-feira. 

De acordo com a edição eletrónica da Gazeta Lusófona, o crime terá acontecido porque o homem não aceitou a separação da mulher, que ocorreu há um mês e meio.

Arnold Poot informou que o suspeito é dono de armas, mas não revelou se alguma delas foi usada contra as duas pessoas. A família vivia num edifício residencial situado nas redondezas da estação de Payerne. Por precaução, o restante edifício habitacional foi evacuado — os moradores passaram a noite fora, para que as autoridades pudessem recolher provas —, a rua foi encerrada e o tráfego ferroviário esteve suspenso entre as 19h e as 20h15 de quarta-feira, acrescenta a televisão RTS. A mesma estação televisiva diz que diversos vizinhos testemunharam ter ouvido “numerosos tiros”.

Os dois corpos foram encontrados na zona das escadas do apartamento, onde estavam também vários cartuchos de balas. A agência de notícias da Suíça SDA afirma que “uma das vítimas mortais morava naquele prédio”. A polícia acredita que o caso seja o de um “drama familiar”. Testemunhas citadas pelo 20 Minuten afirmam que eram frequentes as discussões entre o casal. Uma das vizinhas é citada pelo jornal 24 Heures dizendo que o homem não teria aceitado uma alegada separação. O mesmo jornal especula sobre a possibilidade de se tratar de um duplo homicídio cometido por ciúme.

Sugerir correcção
Comentar