Spotify dá mais opções aos utilizadores que não pagam

Todos os utilizadores passam a ter acesso a 40 horas de música seguida, desde que as faixas se incluam em 15 listas pré-definidas.

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O Spotify tem 70 milhões de assinantes Reuters/Dado Ruvic

A plataforma de música Spotify anunciou nesta terça-feira uma nova versão grátis da sua aplicação para smartphone, num evento da empresa em Nova Iorque.

Os utilizadores da plataforma que não pagam uma assinatura mensal passam a ter acesso a mais horas de música seguida desde que as escolhas façam parte de um conjunto de 15 listas pré-definidas como a Discover Weekly e o Today’s Top Hits. Algumas incluem mais de 700 faixas diferentes, que é o equivalente a 40 horas de música sem parar.

Embora a novidade não elimine todas as barreiras relativamente aos utilizadores premium (com acesso total ao catálogo da Spotify sem anúncios), dá mais opções a quem não quer pagar uma assinatura . Além disso, todos os utilizadores passam a poder usar a ferramenta de criação de “playlists assistidas”, que permite que os algoritmos da aplicação recomendem faixas parecidas com as que um utilizador escolhe quando cria uma lista pessoal.

O objectivo é ajudar as pessoas a encontrar novos artistas, mas também motivar mais utilizadores a pagarem para os serviços de recomendações personalizadas da aplicação que usam inteligência artificial.

Nas redes sociais, porém, as novidades desiludiram alguns fãs da aplicação que esperavam que a empresa revelasse uma assistente inteligente ou coluna de voz, devido ao mistério em torno do evento desta terça-feira. Há dias que sites de tecnologia especializados escreviam sobre este género de rumores.

Entre os anúncios feitos, que foram todos ao nível do software, a empresa também revelou um novo sistema que reduz a utilização de dados móveis até 75% e permite ouvir algumas músicas em locais com baixa conectividade. A opção de shuffle obrigatório também desaparece: há muito que é alvo de crítica por impedir os utilizadores sem assinatura de definirem a ordem das músicas que ouvem.

Actualmente, há mais de 150 milhões de utilizadores activos no Spotify. Destes, 70 milhões pagam uma assinatura mensal. No mês passado, a empresa estreou-se na bolsa de Nova Iorque com as acções a valer 169,5 dólares, muito acima dos 132 dólares previstos.

Apesar de o negócio da empresa estar a crescer, os prejuízos para o primeiro trimestre do ano estão estimados em 50 milhões a 80 milhões de euros. A divulgação do primeiro relatório oficial de contas está marcado para dia 2 de Maio.

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