O “World Disco Soup Day” quer combater o desperdício alimentar

Este sábado, 28 de Abril, é dia de lutar contra o desperdício alimentar. Eventos do World Discou Soup Day acontecem nos Arcos de Valdevez e em Arouca. Entrada é livre

Foto
World Disco Soup Day

Chama-se World Disco Soup Day e tem uma missão para cumprir: combater o desperdício alimentar. Acontece sábado, 28 de Abril, pela primeira vez em Portugal, a par de países como Uganda, Japão, Brasil ou Holanda. O ponto de encontro está marcado para dois sítios: a Porta do Mezio, nos Arcos de Valdevez, e o Geoparque de Arouca, os dois núcleos Slow Food em Portugal. São mais de 160 os países que já apoiam o movimento e, por isso, o evento vai acontecer à escala global para criar um "maior impacto".

Durante o dia — das 10 às 18 horas — vais poder cozinhar, comer ou dançar. Em comunicado, foi revelado que os participantes serão desafiados "a descobrir uma maneira divertida para economizar comida" e reflectir sobre a quantidade de alimentos desperdiçados. O evento está a ser organizado pelo IPAM, através do IPAM Base e do Slow Food Porto, e pela Rede Global de Jovens do Slow Food.

A entrada é gratuita, mas é necessária uma inscrição prévia. Todos os participantes devem levar consigo os seus talheres e louça. Vai ser possível provar uma sopa, assim como refeições preparadas com produtos que estejam a chegar ao fim do prazo e outros que chegam do Ark of Taste (um catálogo de produtos alimentares em “risco de desaparecer” e que fazem parte do património cultural e histórico da humanidade).

Na edição de 2017, realizada em 40 países e cinco continentes, foram transformadas mais de cinco toneladas de alimentos em 25 mil refeições.

Sugerir correcção
Comentar