Em dia de reviravoltas, Pompeo acabou por ser recomendado para chefiar diplomacia

A Comissão de Relações Internacionais do Senado dos EUA aprovou a recomendação para que o actual director da CIA possa vir a ocupar o cargo de secretário de Estado – a decisão ainda não é final, mas é importante.

Foto
O senador republicado Rand Paul (à esquerda) aperta a mão a Mike Pompeo antes de este ser ouvido pela comissão a 12 de Abril LUSA/MICHAEL REYNOLDS

A Comissão de Relações Internacionais do Senado norte-americano aprovou a recomendação de Mike Pompeo, actual director da CIA, para o cargo de secretário de Estado (equivalente a ministro dos Negócios Estrangeiros), para substituir Rex Tillerson. Ainda que esta não seja a decisão final, o apoio desta comissão é um passo importante para a confirmação.

Os dez senadores do Partido Democrata que integram a Comissão de Relações Internacionais tinham anteriormente anunciado a sua posição de não recomendarem a confirmação de Pompeo – o que não seria impeditivo de ser escolhido para o cargo, mas fazia com que o nome indicado por Trump subisse ao plenário do Senado com uma recomendação negativa. Há décadas que isso não acontece.

Depois de ter sido ouvido a 12 de Abril pelos 21 congressistas da Comissão de Relações Internacionais do Senado, o resultado da audição de Pompeo na comissão só foi divulgado esta segunda-feira. Os 11 senadores do Partido Republicano e os dez do Partido Democrata mostraram-se a favor ou contra a nomeação de Pompeo, servindo de conselho para os restantes elementos do Senado.

Até esta segunda-feira, era incerto se a recomendação iria ser aprovada devido ao prometido voto contra do republicano Rand Paul (a juntar ao dos dez senadores democratas), mas faltavam poucos minutos para a reunião quando Paul anunciou que afinal estaria do lado de Pompeo, já que este reconheceu que "o Iraque foi um erro", diz o New York Times. Além disso, Rand Paul também receava que Pompeo não estivesse de acordo com a intenção de Trump de retirar as tropas do Afeganistão.

A votação final do Senado deverá acontecer até ao final desta semana.

Sugerir correcção
Comentar