Wenger foi jogador-treinador aos 16 anos

O demissionário técnico do Arsenal não teve uma carreira brilhante como futebolista, mas ainda conseguiu ser campeão francês

Foto
Wenger nos tempos em que jogou no Estrasburgo DR

Não há um caminho único para se chegar a treinador de futebol. Um académico que nunca deu um chuto numa bola pode ter uma cabeça de futebol maior que o mais dotado dos jogadores. Pelé nunca foi treinador, Maradona foi, mas não era grande coisa. Mas nada é mais natural que a maioria dos treinadores do futebol mundial tinham sido jogadores, deste “estrelas” aos que nunca passaram da obscuridade. Cruyff foi genial dentro e fora do campo, tal como o seu herdeiro directo Guardiola. Arsène Wenger tem uma cabeça de futebol como poucos, faltavam-lhe era as pernas para jogar muito. Mas foi campeão francês como jogador. E cabeludo, à boa moda dos anos 1970.

A família Wenger vivia numa aldeia pequena na Alsácia e Arsène, o mais novo de três irmãos, começou a jogar futebol aos 12 anos no FC Duttleheim. No princípio, chamavam-lhe “Petit”, mas deixou rapidamente de ser pequeno (como adulto, passou a ter 1,91m de altura) e, aos 16 anos, foi jogar para os seniores desta pequena equipa da aldeia que nem treinador tinha – tinha apenas alguém a dar os treinos, mas sem qualquer preparação táctica. E foi aqui que começou a carreira de treinador para Wenger, um médio sem grande capacidade física mas com enorme visão de jogo e que mandava literalmente na equipa.

Depois de quatro anos na equipa da aldeia, Wenger começou a subir na pirâmide do futebol francês, transferindo-se para o vizinho Mutzig, da terceira divisão. Nesta altura, Wenger ainda não olhava para o futebol como o seu futuro, mas o seu crescente entendimento táctico do futebol levou-o a mudar de ideias. Lia tudo o que lhe aparecia à frente sobre futebol e fazia viagens frequentes com os amigos à vizinha Alemanha para ver jogos da Bundesliga, nunca deixando, no entanto, de estudar – estudou economia em Estrasburgo.

Do Mutzig, passou para o Mulhouse, mas cansou-se das viagens longas e voltou a Estrasburgo, primeiro para uma equipa de amadores, onde jogaria no meio-campo e teria funções de treinador adjunto, depois para o RC Estrasburgo, que o contratou para ser olheiro e jogar nas reservas. Wenger nunca esperaria jogar na primeira equipa, mas foi o que aconteceu aos 29 anos (fez um total de 11 jogos em três épocas), em Novembro de 1978, num jogo da Taça UEFA frente aos alemães do Duisburgo, e ainda conseguiu fazer dois jogos na Ligue 1, um pequeno contributo para o único título de campeão francês da história do clube alsaciano. Mas Wenger nem se juntou à festa. Estava mais preocupado em preparar os treinos da equipa de juniores.

Sugerir correcção
Comentar