Família Paulouro sai do Jornal do Fundão

Acabou relação mantida ao longo de 72 anos com o nome do fundador.

Foto

Na quinta-feira, 12 de Abril, a família Paulouro vendeu à Global Media Group os 39% de capital que mantinha no Jornal do Fundão (JF). Termina, deste modo, a história ímpar de uma publicação, nascida em 1946, que, pela defesa da Beira interior e, sobretudo, pela qualidade dos seus suplementos culturais, teve uma dimensão nacional e de referência na luta contra a ditadura.

“Fiz corpo com a memória do jornal, sempre acompanhei profissionalmente o meu tio [o fundador António Paulouro], fui chefe de redacção e substituí-o na direcção quando ele morreu, entre 2002 e 2012”, explica, ao PÚBLICO, Fernando Paulouro. “Foi um jornal com um percurso muito singular antes do 25 de Abril, sempre com um papel muito importante em relação à coesão social da Beira Interior, teve suplementos e colaboradores na área da cultura que lhe deram uma dimensão nacional”, prossegue o antigo director.

“Vultos da cultura portuguesa como António José Saraiva, Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade, Artur Portela, Victor Silva Tavares e José Cardoso Pires, no suplemento & etc, Alexandre Pinheiro Torres, José Saramago, Baptista-Bastos foram nossos colaboradores”, enumera. O JF tinha, ainda, uma colaboração exclusiva, à revelia dos jornais de âmbito nacional, e que não deixava de surpreender: “Tínhamos o exclusivo para Portugal de Carlos Drummond de Andrade”, lembra Fernando Paulouro.

“O jornal fazia encontros culturais”, de que recorda, entre outros, o Encontro Nacional de Teatro. Em 1965, o Jornal do Fundão foi suspenso pela censura durante seis meses, por ter divulgado, com foto do premiado, a consagração de Luandino Vieira pelo seu romance Luuanda, Grande Prémio de Novela da Sociedade Portuguesa de Escritores, então presidida por Jacinto Prado Coelho. “A partir de então, passámos a ser controlados pela censura em Lisboa, para onde enviávamos as provas de página”, sintetiza.

Estes e outros episódios tornavam o JF como uma realidade ímpar na imprensa portuguesa, que se deve à tenacidade da família Paulouro. “Em 1998, vendemos 51% do Jornal do Fundão ao coronel Luís Silva, da Lusomundo. A parceria sempre correu lindamente, foi de excelência”, refere Maria José Paulouro, uma das duas filhas do fundador. “Mais tarde, o coronel Luís Silva vende a sua participação à PT, as coisas não correm mal, mas começam a correr mal com a venda a Joaquim Oliveira, da Controlinveste”, narra.

Foto
Primeira página da última edição (retirada das fotografias de acesso público na página de Facebook do JF)

Depois de operações que passaram pelo empresário angolano António Mosquito e pela entrada de capitais chineses na Global Media, este grupo pôs à venda os 51% do JF. “Tentei comprar, mas não arranjei parceiros”, revela Maria José Paulouro. “Eu e a minha irmã [Maria Teresa] decidimos vender a nossa parte de 39% à Global Media, operação feita na quinta-feira da semana passada [12 de Abril]”, conclui.

“Simbolicamente, os 39% eram importantes porque havia uma relação que se mantinha, havia ainda alguém da família Paulouro”, lamenta Fernando Paulouro. “Saí da direcção do JF porque achava que a ideia da administração era fazer um jornal cada vez mais igual aos outros, o que era uma perversão da nossa história”, comenta.

“O jornal com preponderância cultural que lhe dava dimensão nacional acabou de vez. Chegaram-me a dizer da administração que a cultura não era boa para o negócio”, recorda. “Fui director em choque com a Controlinveste, entendi que o Jornal do Fundão estava a ser descaracterizado por um conjunto de conferências de âmbito comercial que eram contrárias ao espírito fundacional”, relata.

Para saber os planos para o futuro da publicação, o PÚBLICO tentou contactar Victor Ribeiro, presidente da comissão executiva da Global Media Group. Um porta-voz do grupo disse não haver comentários a fazer.

Em 7 de Novembro de 2015, quando se assinalavam 100 anos sobre o seu nascimento, António Paulouro foi homenageado numa iniciativa das filhas Maria José e Maria Teresa. A comissão de honra foi encabeçada por Ramalho Eanes, era integrada pelos antigos presidentes da República Mário Soares e Jorge Sampaio, por Francisco Pinto Balsemão, Marcelo Rebelo de Sousa, António Guterres, Eduardo Lourenço, Proença de Carvalho e António Arnaut, entre outros.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários