Para além de Salaviza, Lars von Trier, Terry Gilliam ou Nuri Bilge Ceylan reforçam a selecção oficial de Cannes

O dinamarquês, que já foi persona non grata na Croisette, apresenta-se fora de concurso. O Homem que Matou Dom Quixote de Terry Gilliam, tem honras de filme de encerramento. O cineasta português está na secção Un Certain Regard. Ceylan em competição.

Fotogaleria
Lars von Trier na famigerada conferência de imprensa de Melancolia
Fotogaleria
Salaviza recebeu uma Palma de Ouro da curta-metragem com Arena
Fotogaleria
Terry Gilliam Neil Hall / Reuters

Como de costume, Cannes complementa a selecção oficial dias depois do anúncio da programação da 71.ª edição do festival. Não é apenas um ritual. Veja-se como a 71.ª edição se reforça em acontecimentos: o português João Salaviza é acrescentado à secção Un Certain Regard com o documentário Chuva e Cantoria Na Aldeia Dos Mortos, co-realizado com Renée Nader Messora junto de uma comunidade indígena no Brasil; o dinamarquês Lars von Trier, ex-persona non grata na Croisette, apresentará fora de concurso 12 anos na vida de um serial-killer, The House that Jack Built – o comunicado do festival sublinha que o Presidente do festival, Pierre Lescure, e o seu Conselho de Administração, “decidiram acolher” de novo Lars depois da conferência de imprensa em 2011, ano de Melancolia, em que disse que “compreendia” Hitler. Anuncia-se também a renovação do ritual do “filme de encerramento”, que faltou na edição passada: será a quimera cinematográfica de Terry Gilliam, O Homem que Matou Dom Quixote.
Mas há mais filmes, agora anunciados, na 71ª edição. A competição vê-se fortalecida com The Wild Pear Tree, do turco Nuri Bilge Ceylan, Palma de Ouro em 2014 com Winter Sleep. Passam a ser 21 títulos em concurso, porque também são anunciados, estreando-se na competição, os filmes de Yann Gonzalez, Un couteau dans le cœur, com Vanessa Paradis, e de Sergey Dvortsevoy, Ayka.
A secção Un Certain Regard será inaugurada com Donbass de Sergey Loznitsa. Em sessões da meia-noite, Whitney, documentário de Kevin Macdonald sobre Whitney Houston, e Fahrenheit 451 de Ramin Bahrani, segunda adaptação, depois da de François Truffaut, do romance de Ray Bradbury.

Sugerir correcção
Comentar