Director da CIA encontrou-se com Kim Jong-un e criou "uma boa relação"

A reunião entre os dois teve lugar na semana passada. O Presidente Donald Trump disse esta quarta-feira que o encontro decorreu "sem problemas".

Foto
Mike Pompeo, director da CIA e futuro secretário de Estado Reuters/Leah Millis

O Presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou esta quarta-feira que o director da CIA, Mike Pompeo, teve uma reunião com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. De acordo com Trump, o encontro decorreu "sem problemas" e "foi criada uma boa relação".

A notícia desse encontro foi avançada na noite de terça-feira por vários jornais norte-americanos e confirmada esta quarta-feira pelo Presidente norte-americano através da sua conta no Twitter: "Mike Pompeo encontrou-se com Kim Jong-un na semana passada. A reunião decorreu sem problemas e foi criada uma boa relação. Agora estão a ser trabalhados os detalhes da cimeira. A desnuclearização será excelente para o Mundo, mas também para a Coreia do Norte!"

Em Março, o Presidente Trump aceitou o repto lançado por Kim para um encontro cara a cara – o primeiro da História entre líderes em exercício dos EUA e da Coreia do Norte. Ainda não foi anunciada a data desse encontro, mas as informações que têm sido avançadas nos jornais norte-americanos apontam para finais de Maio ou início de Junho.

Foi com vista à preparação dessa cimeira histórica que Mike Pompeo se reuniu com o líder norte-coreano, na semana passada, no primeiro encontro de alto nível entre os dois países desde 2000, quando a então secretária de Estado norte-americana, Madeleine Albright, se encontrou com Kim Jong-il, pai do actual líder da Coreia do Norte.

Num primeiro momento, depois de a notícia ter sido avançada pelo Washington Post, a Casa Branca recusou-se a fazer comentários sobre "as viagens do director da CIA". A porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, disse apenas que Donald Trump ainda não falou directamente com Kim Jong-un.

O ainda director da CIA, Mike Pompeo, foi nomeado secretário de Estado pelo Presidente Trump, mas falta-lhe ainda a aprovação do Senado, o que deverá acontecer nos próximos dias.

Na Casa Branca, Pompeo é um dos homens do círculo de Trump que adopta uma postura optimista, mas cautelosa, em relação às conversações com a Coreia do Norte. "Estou optimista que o Governo dos EUA vai conseguir definir as condições [das reuniões] de forma apropriada, de modo a que o Presidente e o líder norte-coreano consigam ter a conversa que nos colocará no caminho certo para a resolução diplomática [do programa nuclear norte-coreano], de que a América precisa tão desesperadamente – de que a América e o mundo precisam desesperadamente", disse Pompeo à Comissão de Relações Internacionais do Senado, na última semana, durante a sua primeira audição.

A informação do encontro entre Pompeo e Kim surge horas depois de Donald Trump ter confirmado que já decorriam "conversações directas" de alto nível com a Coreia do Norte. Estas declarações foram feitas perante um grupo de jornalistas após o encontro do Presidente norte-americano com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, na residência de férias de Trump, em Mar-a-Lago, na Florida.

Trump acrescentou que a cimeira com Kim poderá ser marcada "para o início de Junho ou um pouco antes", e que há pelo menos cinco localizações a serem analisadas. Estocolmo e Genebra estarão na lista, escreve a Reuters.

O Presidente norte-americano também fez saber que deu a sua "bênção" às duas Coreias para que cheguem a um acordo de paz que substitua o armistício que pôs fim à guerra entre os dois países. "A Coreia do Sul tem planos para se reunir com a Coreia do Norte para ver se podem acabar com a guerra, e têm a minha bênção", disse.

Estes não são os únicos encontros históricos em preparação. Fontes próximas do Presidente chinês, Xi Jinping, disseram à CNN que está a ser preparada uma visita a Pyongyang. A acontecer, será a primeira visita do líder chinês ao território norte-coreano desde que se tornou secretário-geral do Partido Comunista Chinês, em Novembro de 2012.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários