Europa alerta para suplementos alimentares de chá verde

Tomar grandes doses de suplementos com extractos de chá verde pode estar associado a danos no fígado.

Foto
rawpixel.com/Unsplash

Tomar grandes doses de suplementos alimentares com extractos de chá verde pode estar associado a danos no fígado, de acordo com uma nova investigação da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (na sigla inglesa EFSA).

As infusões de chá, usadas para chá, ainda são consideradas seguras. As bebidas instantâneas para chá também são boas, pois contêm níveis mais baixos de antioxidantes naturalmente presentes no chá verde, disse a EFSA, baseada em Parma. Mas consumir estes antioxidantes em excesso pode ser prejudicial, razão pela qual a quantidade contida nos suplementos pode ter um efeito nocivo no fígado.

A maioria dos suplementos fornece uma ingestão de 5 a 1000 mg, enquanto infusões de chá normalmente contêm apenas entre 90 e 300 mg, revela a EFSA, que supervisiona a segurança alimentar na União Europeia.

Os investigadores determinaram que o consumo de mais de 800 mg por dia levou a maiores riscos para a saúde, mas a EFSA disse que os especialistas ainda não determinaram qual é a dose dos suplementos que é totalmente segura.

Sugerir correcção
Comentar