O sol está de volta e com temperaturas acima dos 25 graus

É sol de pouca dura: no fim-de-semana, apesar das temperaturas acima dos 20 graus na generalidade do território, a chuva regressa.

Foto
Os primeiros dias da semana têm ares de Primavera Nuno Ferreira Santos

Depois de um fim-de-semana molhado em vários pontos do país, os termómetros devem subir acima dos 20 graus ao longo desta semana. Quarta-feira será o dia mais quente, com as temperaturas a chegar aos 27 graus em alguns pontos do país. A chuva volta no final da semana, a partir de sexta-feira.

“Para esta semana e até sexta-feira prevê-se uma subida gradual das temperaturas máximas. Para quinta e sexta-feira estão previstas temperaturas superiores a 24 e 25 graus em todo o território”, disse ao PÚBLICO a meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

Nesta segunda-feira a subida nas temperaturas máximas em relação a domingo ainda é tímida. Estão previstos 17 graus para Lisboa, 16 para o Porto e 19 para Faro. O céu vai estar nublado em todo o território ao longo do dia, e há previsão de chuva em Santa Cruz, no arquipélago dos Açores.

Na terça-feira, os termómetros alcançam os 20 graus na generalidade do território. Évora será o concelho mais quente, com previsão de 24 graus de máxima. Para a capital prevêem-se 22 graus, tal como em Faro. A norte, no Porto, espera-se 17 graus de máxima. Um verdadeiro dia de Primavera: sol, céu limpo e nebulosidade apenas até ao final da manhã. Há um “aviso de agitação marítima a partir da tarde de terça-feira até quarta-feira”, por haver previsão de ondas vindas de oés-noroeste com 4 a 5 metros, alerta Madalena Rodrigues, do IPMA.

O bom tempo mantém-se na quarta-feira, que será, de acordo com as previsões do IPMA, o dia mais quente desta semana. Para Évora e Santarém, estão previstos 27 graus. Beja chega aos 26 graus e Lisboa aos 25. Faro, Castelo Branco e Portalegre chegam aos 24 graus. O céu vai estar limpo ou pouco nublado na generalidade do território.

A partir de sábado, o tempo volta a alterar-se: a temperatura desce ligeiramente (ainda que os termómetros se mantenham acima dos 20 graus na generalidade do território) e a chuva regressa. “Há previsão de precipitação a partir de sábado. Se se mantiver a trajectória da depressão que lhe dá origem, os efeitos serão sentidos principalmente na zona Sul”, explica a meteorologista do IPMA. Ainda assim “as temperaturas vão manter-se acima dos 20 graus, excepto na Guarda”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários