Antiga fábrica da Triumph vai a leilão por 5,7 milhões de euros

Estão para venda as instalações da insolvente Têxtil Gramax, em Loures, e os equipamentos industriais que, em vigília de 20 dias, os trabalhadores impediram de sair da antiga fábrica da Triumph

Foto
Durante 20 dias, os trabalhadores fizeram uma vigilia para impedir saída de máquinas da fábrica Miguel Manso

A unidade fabril, equipamentos industriais e frota da Têxtil Gramax Internacional – Sociedade de Têxteis e Confecções vai a leilão público no próximo dia 3 de Maio, segundo anunciado pela empresa responsável pela venda.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A unidade fabril, equipamentos industriais e frota da Têxtil Gramax Internacional – Sociedade de Têxteis e Confecções vai a leilão público no próximo dia 3 de Maio, segundo anunciado pela empresa responsável pela venda.

Numa primeira fase, o que está em causa é o leilão da “unidade fabril vendida em conjunto (imóvel, bens móveis e material circulante)”, é adiantado no regulamento da venda. O valor base para este conjunto – que inclui uma área total de 4.200 metros quadrados, na freguesia de Sacavém, concelho de Loures ­– é de 5.712.270 euros, de acordo com as regras da licitação. “No acto da inscrição” no leilão “é obrigatório a entrega de cheque caução no valor de 5.000 euros, o qual será devolvido” no final da licitação.

“Caso se frustre a venda dos bens no conjunto”, adianta ainda a leiloeira, “a venda será feita” separando o imóvel (ou seja o terreno onde se localiza a unidade industrial têxtil, em Sacavém) e “os bens móveis vendidos lote a lote”.

As antigas instalações da fábrica de roupa interior Triumph foram adquiridas em Setembro 2016 pelo grupo suíço Gramax Capital. Mas, a 21 de Janeiro de 2018, a filial criada pelos suíços em Portugal - a Têxtil Gramax Internacional, dona da fábrica - foi declarada insolvente pelo tribunal. O terreno, equipamentos e frota são, por isso,  considerados “bens arrolados a favor da massa insolvente”, sendo a venda agora anunciada realizada “por determinação da exma. administradora de insolvência”, adianta a leiloeira no anúncio publicado na imprensa este sábado.

Se o ano de 2017 começou com esperança para os cerca de 500 trabalhadores da antiga fábrica da Triumph, com a Gramax a garantir então estar apostada em recuperar a unidade têxtil, um ano depois a confiança já tinha desaparecido.

Foi a 5 de Janeiro de 2018 que começou a vigília dos empregados da Gramax Internacional, na sua maioria mulheres, já com salários em atraso, para impedir a saída das máquinas. Os turnos permanentes dos trabalhadores da unidade (463 pessoas no total) duraram 20 dias, e acabaram num despedimento colectivo. As máquinas, equipamentos e veículos que os trabalhadores conseguiram que não fossem retirados da unidade têxtil vão agora ser leiloados, servindo o fruto da sua venda para pagar os credores da Gramax International. Alguns deles serão os próprios trabalhadores.