Ilustração

Uma exposição para pensar “no que é isto de pensar”

Fotogaleria

"Afinal... o que é isto de pensar?", questiona Joana Bértholo, no seu mais recente livro, Museu do Pensamento. Nós não sabemos, mas Susana Diniz e Pedro Semeano tentaram ilustrá-lo. E agora abrem uma exposição em Lisboa, na Fabrica Features. Com inauguração a 14 de Abril, pelas 16h, a mostra gira em torno do livro de Joana, considerado pela Sociedade Portuguesa de Autores como o Melhor Livro Infanto-Juvenil de 2017.

 

Intitulada Bem-vindos ao Museu do Pensamento, a exposição fala-nos sobre essa busca incessante pela resposta mais procurada. "O que é isto de pensar?" É uma piscina em forma de cabeça, onde mergulhamos sem nos molharmos? É uma ilha onde vivem todos os pensamentos sem resposta? Sim, diz-nos Susana Diniz. É isto e muito mais: "É abstracto". Por isso, abusou do azul celeste e do salmão. "O azul é a imensidão de tudo e de nada. (...) Já o salmão, para além de contrastar e combinar muito bem, é uma cor que nos chama um bocadinho à realidade. É uma combinação que corre bem."

 

A ideia é mergulhar nas metáforas das imagens, como se estivéssemos "num museu real: um museu de pensamentos", vinca Susana ao telefone com o P3. Um museu para todas as idades também, à semelhança do livro. Criador do Adamastor, um estúdio de ilustração estática e dinâmica, o casal convidou ainda Manuel Garcia e D'Outros Tipos para marcarem presença na inauguração. Será, promete-se, um dia recheado de actividades, com visitas guiadas e leituras pela tarde fora. A exposição termina a 7 de Maio.