Real Madrid enfrenta Bayern Munique no maior clássico da UEFA

Espanhóis e alemães já se defrontaram por 24 vezes, com 11 triunfos para cada lado e dois empates. Entre um e outro somam 25 presenças na final da Liga dos Campeões

Foto
O sorteio das meias-finais da Liga dos Campeões decorreu em Nyon Reuters/STEFAN WERMUTH

Não há clássico mais disputado na Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus como aquele que envolve o Real Madrid e o Bayern Munique. Os dois “gigantes” do futebol europeu já se encontraram 24 vezes, sempre na principal competição da UEFA e o sorteio das meias-finais da presente edição da competição milionária voltou a colocá-los frente-a-frente. Na outra partida defrontam-se os dois outsiders desta fase da prova, com a Roma a medir forças com o Liverpool.

Foi há 42 anos que se estrearam os embates entre Real e Bayern, na temporada 1975-76, quando os bávaros dominavam a Europa do futebol. A partida decidia também uma passagem à final, que os alemães garantiram depois de um empate a uma bola em Madrid e um triunfo por 2-0 em Munique. No encontro decisivo iriam bater os franceses do Saint-Étienne, por 1-0, conquistando o seu terceiro título consecutivo (somam agora cinco).

Esta foi a última vez que uma equipa conquistou um "tri" na principal competição da UEFA. Exactamente o que o Real Madrid persegue esta época, após ter arrebatado os dois anteriores troféus e tornando-se na primeira a consegui-lo na era Liga dos Campeões, que se iniciou em 1992-93 em substituição da antiga Taça dos Campeões Europeus.

Os últimos 24 embates entre as duas formações antecipam uma eliminatória imprevisível, com o primeiro encontro a ser disputado na Alemanha. No total dos jogos anteriores, registaram-se 11 triunfos para cada uma das equipas e dois empates.

O que é garantido é que um destes clubes estará na partida decisiva, que será disputada no Olímpico de Kiev, na Ucrânia, a 26 de Maio. Algo que acontecerá pela 25.ª vez na história das 63 edições da Champions. Ou seja, o Real e o Bayern juntos disputaram 39,68% das finais da prova, nunca se tendo enfrentado na mesma.

Já a outra partida irá opor a Roma e o Liverpool, que já têm cinco confrontos directos no currículo. O mais marcante foi o primeiro, na final da Taça dos Campeões Europeus de 1983-84. Um encontro que valeu o quarto troféu na competição aos ingleses, decidido nas grandes penalidades (4-2), após um empate a uma bola.

Arsenal estreia-se com Atlético

Na Liga Europa, Arsenal e Atlético de Madrid vão encontrar-se pela primeira vez em provas da UEFA. Tal como na Liga dos Campeões, o sorteio ditou que os dois principais candidatos ao título se enfrentassem nesta fase, com o Salzburgo e o Marselha a disputarem a outra meia-final.

Este será o terceiro e quarto encontros entre os austríacos e franceses, que se enfrentaram pela primeira vez ainda esta temporada, na fase de grupos da Liga Europa. Na primeira partida venceu o Salzburgo em casa, por 1-0, seguindo-se um empate a zero em Marselha.

Sugerir correcção
Comentar