JS defende que Governo deve reduzir propinas

Secretário-geral da JS lamenta que até agora Governo não tenha manifestado "vontade política" para reduzir as propinas do ensino superior, que são das mais altas da Europa.

Foto
Ivan Gonçalves defende que é preciso "muito mais ambição no ensino superior" Enric Vives-Rubio

A Juventude Socialista vai insistir com o grupo parlamentar do PS para que avance com uma proposta no sentido de reduzir o preço das propinas cobradas pelas instituições do ensino superior, confirmou ao PÚBLICO o secretário-geral da JS, Ivan Gonçalves, que é também deputado, lembrando que o valor bruto daquelas prestações “é dos mais elevados da Europa”.

“Estas propostas são feitas em sede de discussão do Orçamento de Estado. Os deputados da JS ainda não a apresentaram formalmente no Parlamento porque respeitamos os entendimentos estabelecidos com o grupo parlamentar e com Governo. Por agora ainda não conseguimos que fosse avante, mas não vamos desistir”, frisou, para acrescentar que para esta redução ser concretizada é necessária “vontade política do Governo para que tal aconteça e sentimos que ela não existe”.

Num encontro nacional dos estudantes socialistas realizado no passado fim-de-semana, Ivan Gonçalves alertou que “a acção do actual Governo na área do Ensino Superior tem ficado aquém das expectativas” da JS, apresentando como exemplos a necessidade de se “continuar a aprofundar a diminuição dos custos de frequência do ensino superior, baixando as propinas”. “É também preciso que se garanta que as universidades e politécnicos não ficam à margem do grande combate à precariedade que está a ser feito em todos os sectores da Administração Pública”, defendeu a propósito da número diminuto de professores [37] a quem já foi garantida a entrada na carreira, apesar de muitos estarem “há décadas em situação precária”.

“É preciso que haja muito mais ambição no ensino superior, aproveitando este momento em que o Governo tem apoio parlamentar à esquerda, o que torna mais fácil compromissos nesse sentido”, defendeu nas declarações ao PÚBLICO. A JS pretende também que seja levada por diante a revisão do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), aprovado em 2008, e que esta tenha como objectivo essencial “trazer mais democraticidade” às universidades e politécnicos, o que passa, adianta Ivan Gonçalves, por reforçar a presença dos estudantes nos órgãos de gestão.

Sugerir correcção
Comentar