Demite-se apresentador que disse que ia abusar sexualmente de vítima de Parkland

Jamie Allman ameaçou David Hogg, de 17 anos, um dos alunos que sobreviveram ao ataque de Parkland e que tem liderado o movimento de luta pelo controlo de armas que sucedeu ao ataque.

Foto
David Hogg, no meio, tem sido uma das vozes mais activas na defesa do controlo de armas Brian Snyder/Reuters

Jamie Allman, o apresentador televisivo que disse que iria abusar sexualmente do sobrevivente do ataque à escola de Parkland, David Hogg, demitiu-se do canal e foi afastado do seu programa de rádio. A decisão foi conhecida durante a noite desta segunda-feira e avançada pelo Washington Post.

A 26 de Março o radialista e apresentador televisivo de St. Louis tweetou que iria usar uma hot poker [atiçador de fogo quente] para abusar sexualmente do sobrevivente ao ataque à Escola Secundária Marjory Stoneman Douglas. A declaração foi recuperada pelo jornal local Riverfront Times a 6 de Abril e desde então multiplicaram-se os apelos ao boicote dos seus programas de rádio. Os patrocinadores acederam e a rádio acabou por afastar Allman do ar enquanto olha para o caso com atenção, esclareceu a porta-voz do grupo, Esther-Mireya Tejed, conta o Guardian.

O mesmo já tinha acontecido com Laura Ingraham, a pivô da Fox News que fez pouco de David Hogg por não ter entrado em quatro universidades. Quando isso aconteceu, várias marcas — incluindo a Bayer, Johnson & Johnson e Nestlé — anunciaram que se iriam deixar de patrocinar a jornalista da Fox News, o que levou ao seu afastamento temporário. Ingraham regressou às câmaras também esta segunda-feira.

David Hogg, de 17 anos, tem sido uma das vozes mais activas no movimento que reacendeu o debate sobre o controlo de armas nos Estados Unidos. Com  Emma González, David Hogg é, desde o ataque, uma voz activa em vários debates com representantes da National Riffle Association, com membros do Partido Republicano e alguns do Partido Democrata, e através das plataformas das redes sociais, onde a sua voz tem conquistado cada vez mais dimensão. 

Para além de Allman e Ingraham, Hogg já tinha sido vítima de teorias da conspiração que questionavam se o jovem estudante seria sequer aluno na escola atacada — é — e várias pessoas acusavam-no de se tratar de um "actor" contratado para fazer um "aproveitamento político" do controlo de armas.

Entretanto, a conta de Twitter de Allman é agora privada.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários