É um restaurante de peixe mas também tem o melhor pastel de nata de Lisboa

Concurso que selecciona o melhor doce deste tipo da região distinguiu o restaurante Mercado do Peixe, na Ajuda.

Foto
Pastel de nata do Mercado do Peixe

Não é uma pastelaria nem uma padaria. É um restaurante onde abunda o peixe e o marisco. Mas a partir de agora, é também aquele que, este ano, pode dizer que produz o melhor pastel de nata da região de Lisboa. O restaurante Mercado do Peixe, na Ajuda, foi o eleito na 10ª Edição da prova O Melhor Pastel de Nata. O segundo e terceiro lugares foram atribuídos à pastelaria Fidalgo’s, da Moita e à pastelaria Batalha, da Venda do Pinheiro.

Este restaurante, eleito no âmbito da 11ª edição do Peixe em Lisboa - um evento gastronómico dedicado à cozinha de mar que decorre no pavilhão Carlos Lopes até ao dia 15 de Abril -, já tinha ficado em terceiro lugar no concurso do ano passado.

Citado em comunicado, Paulo Jorge Oliveira, chefe pasteleiro do restaurante Mercado do Peixe, disse que a vitória o surpreendeu face à qualidade observada em concurso dos restantes participantes.

Virgílio Gomes, presidente do júri, destaca as características mais relevantes de um bom pastel de nata: "aspecto apetecível e bronzeado, sem estar queimado ou esmorecido, equilíbrio entre a massa, que deve ser bastante quebrada e o creme, que deve escorrer do pastel, sem ter gostos excessivos a canela, limão, baunilha ou outras essências", acrescenta o comunicado do Peixe em Lisboa.

Para além de Virgílio Gomes, o júri foi constituído pelo enólogo Domingos Soares Franco, a jornalista Cristina Liz, o médico João Bascuinho e a Chefe Pasteleira Maria Urmal. Os pastéis de nata foram pontuados numa escala de 0 a 10, de acordo com o "Aspecto", o "Toque da massa", o "Sabor e consistência da massa", o "Recheio" e o "Sabor global". Os membros do júri efectuaram as pontuações através de provas cegas, pelo que a identidade dos concorrentes era desconhecida.

A prova O Melhor Pastel de Nata tem já dez anos de história e tem "ajudado a reforçar a qualidade do que se tem feito na região", nomeadamente da massa folhada, que "apresenta uma evolução significativa e cada vez mais qualidade", segundo a organização do evento. Este ano, foi novamente ultrapassado o recorde de inscrições, com a participação de cerca de 30 estabelecimentos de fabrico próprio. Os 12 finalistas foram apurados através de duas provas de pré-selecção, que resultaram na escolha dos nove melhores pastéis de nata, aos quais se juntaram os três primeiros classificados da edição do ano anterior.

Em competição esteve a Pastelaria Patyanne (Castanheira do Ribatejo), o Pãozinho das Marias (Ericeira), a Pastelaria Bijou do Calhariz (Lisboa), a Pastelaria Fim de Século (Lisboa), a Princesa do Vale (Pontinha), a Pastelaria Casa do Preto (Sintra), a Pastelaria Casinha do Pão (Lisboa), a Pastelaria Fradinho (Mafra) e a Pastelaria Páscoa (Charneca da Caparica).

No âmbito do Peixe em Lisboa, decorrem no pavilhão Carlos Lopes várias provas e concursos gastronómicos. Conta com a presença de vários chefes nacionais e internacionais para apresentações num auditório onde decorrem diversas sessões dedicadas à gastronomia. "No recinto, 10 conceituados chefes e restaurantes da região de Lisboa funcionam em permanência com uma oferta diversificada de pratos à base de peixes e mariscos. Este ano, os restaurantes presentes são: Casa do Bacalhau do chefe João Bandeira, Loco do chefe Alexandre Silva, Mariscador do chefe Rodrigo Castelo, Arola do Penha Longa Resort, do chefe Sergi Arola, Chef Kiko Martins, Kanazawa do chefe Paulo Morais, Taberna Fina do chefe André Magalhães, Ibo do chefe João Pedrosa, Ritz Four Seasons Hotel Lisboa do chefe Pascal Meynard e Ribamar, do chefe Hélder Chagas, o único restaurante que sempre esteve presente em todas as edições do Peixe em Lisboa".

O Peixe em Lisboa é organizado pela Associação de Turismo Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários