Obama, Trump e May fora da lista de convidados?

De acordo com um porta-voz do Palácio de Kensington, Harry e Meghan não serão obrigados a convidar figuras políticas.

Foto
Barack Obama e o príncipe Harry trabalharam juntos na última edição dos jogos Invictus Reuters/Mark Blinch

Acrescentando à crescente lista de detalhes do casamento que quebram a tradição, o príncipe Harry e Meghan Markle não terão incluído figuras políticas do Reino Unido e do resto do mundo na sua lista de convidados, de acordo com o Guardian. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu antecessor, Barack Obama, bem como a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, não deverão aparecer na cerimónia, a 19 de Maio, de acordo com o mesmo jornal.

"Foi decidido que uma lista oficial de líderes políticos – do Reino Unido e internacionais – não é um requerimento para o casamento do príncipe Harry e de Meghan Markle. O governo de sua majestade foi consultado na decisão, que foi tomada pela casa real", conta uma representante do Palácio de Kensington, citada pelo Guardian.

Que o actual Presidente dos Estados Unidos não estaria na lista de convidados para o casamento real, já era previsível. O próprio chegou a dizer, em entrevista, que não tinha recebido qualquer tipo de convite. Sobre a eventual presença de Barack Obama levantavam-se dúvidas, já que o antigo Presidente tem uma relação especial com o príncipe, desde que trabalharam juntos nos jogos Invictus – uma competição para veteranos de guerra.

Convidar Obama, mas não Donald Trump, poderia gerar uma situação diplomática complicada. "Harry deixou claro que quer os Obama no seu casamento, por isso está a criar muito nervosismo. Trump poderá reagir mal se os Obama forem a um casamento real antes de ele ter a oportunidade de conhecer a rainha", disse uma fonte sénior do governo britânico ao The Sun.

Espera-se, então, que as 600 pessoas que receberam convite sejam, em grande parte, amigos directos dos noivos. A lista não é pública, mas há convidados cuja presença é bastante previsível, como outros membros da família real – a rainha Isabel II, o duque de Edimburgo, o príncipe Carlos, Camila e as princesas Eugenie e Beatrice, entre outros – e membros das famílias reais de outros países, como Espanha, Suécia e Dinamarca. São esperados também, por exemplo, os pais de Meghan, Thomas Markle e Doria Ragland.

O Palácio de Kensington anunciou que centenas de pessoas seriam convidadas a assistir à chegada e saída do casal, dentro dos terrenos de Windsor. O casamento acontece às 12h, na Capela de São Jorge e quem não receber qualquer tipo de convite pode ainda ver os noivos passar na carruagem pelas ruas de Windsor, por volta das 13h.

Sugerir correcção
Comentar