Santo Tirso Empreende? Sim!

Programa, no valor de 400 mil euros, quer reforçar a aposta na promoção do empreendedorismo e do auto-emprego

Foto
StartUpStockPhotos

A Câmara de Santo Tirso lançou esta terça-feira o programa Santo Tirso Empreende para reforçar a aposta na promoção do empreendedorismo e do auto-emprego, num investimento de cerca de 400 mil euros.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Câmara de Santo Tirso lançou esta terça-feira o programa Santo Tirso Empreende para reforçar a aposta na promoção do empreendedorismo e do auto-emprego, num investimento de cerca de 400 mil euros.

O Santo Tirso Empreende disponibiliza diversos mecanismos e instrumentos de apoio a novos projectos como a "elaboração do plano de negócios, acesso a um programa de mentoria ou sessões de consultoria especializada", lê-se em comunicado autárquico enviado à agência Lusa. "Nos últimos quatro anos, conseguimos uma redução drástica da taxa de desemprego no município", declara o vice-presidente, Alberto Costa, citado no comunicado, em que dá ainda conta da vontade de "continuar a ver esses números a baixar", razão para a aposta na "área do empreendedorismo".

"Inovação, competitividade e criatividade são os desafios que se colocam a quem quiser integrar o programa", refere a nota de imprensa do projecto que representa um investimento de "quase 400 mil euros" e que surge sob a alçada da empresa municipal Invest Santo Tirso.

Os participantes neste programa "poderão usufruir de workshops e formações personalizadas, apoio à elaboração do plano de negócios, acesso a um programa de mentoria e a uma rede de Business Angels, bem como a sessões de consultoria especializada", refere o comunicado. As startups e micro-empresas poderão ainda beneficiar de um período de incubação na Fábrica de Santo Thyrso.

A Invest Santo Tirso foi criada em 2015 com o objectivo de "impulsionar a dinamização económica do concelho e apoiar os empresários locais e potenciais investidores", lembrou Alberto Costa. Em menos de três anos, "já concedeu cerca de dez milhões de euros em benefícios fiscais, tendo incentivado a criação de mais de 530 empresas", em "acções que têm tido um forte impacto no emprego local, com a taxa de desemprego a descer 50,22% entre 2013 e 2018", acrescenta.

A autarquia deu ainda conta de que, também no âmbito do Santo Tirso Empreende, arrancam esta terça-feira "três concursos de ideias que têm como objectivo promover e incentivar ideias de negócio e a criação de novas empresas no município", visando áreas como o "turismo, design e moda e design de moda".