“Partir a Âncora” para voltar a ligar os portugueses ao mar

À bolina do “Partir a Âncora”, João Bentes quer construir uma tradicional Canoa da Picada, na qual vai cruzar o Atlântico. Depois, espera abrir uma escola de construção naval para restaurar a relação dos portugueses com o mar. Projecto procura financiamento

João Bentes trabalhava na Alemanha desde 2014 como arquitecto quando começou a cultivar um bichinho inusitado: o interesse pela construção naval tradicional. Tanto que dois anos depois, em Janeiro de 2016, soltou amarras e partiu para os EUA com o objectivo de estudar, precisamente, construção naval na escola Apprenticeshop, no Maine. É por lá, do outro lado do Atlântico, que um novo projecto começa a ganhar forma: a ideia é Partir a Âncora ou Break The Anchor, em inglês. Para ajudar a restaurar a ligação dos portugueses com o mar. 

Trata-se de um projecto educativo, cuja primeira fase passa por construir uma Canoa da Picada, uma antiga embarcação tradicional portuguesa ligada à pesca e ao comércio. Em finais do século XIX, inícios do século XX, era usada, sobretudo, na apanha da sardinha. O nome vem daí, aliás: o peixe, depois de recolhido, era "picado", ou seja, salgado no porão do barco, que tinha cerca de 12 metros de comprimento (40 pés) e um distinto "aparelho de vela mestra latina e uma catita à popa", explica João. 

É uma embarcação "misteriosa", sobre a qual há pouca informação. "Há um período gigante de tradição de embarcações de pesca do qual existe pouca documentação", sublinha o arquitecto. E construí-la pode ajudar. É, diz, uma oportunidade para "documentar melhor a razão" pela qual os portugueses a utilizavam e clarificar a sua história — "o rumor é que não é de todo uma embarcação portuguesa", apesar de ter sido bastante usada em águas nacionais.

João, porém, não vai ficar por aqui. Depois de construí-la, quer atravessar o Atlântico juntamente com os aprendizes da sua escola. Talvez não seja o primeiro a fazê-lo: o aventureiro português, natural de Setúbal, conta que há quem diga que a embarcação já atravessou o Atlântico noutros tempos. E peritos, como o investigador Carlos Montalvão, garantem que é um barco "adequado para a travessia". Está confiante. "É uma oportunidade para testar a canoa", sublinha.

Foto
Logótipo do Partir a Âncora

Uma escola de construção naval em Portugal?

Foto
Desenho da Canoa da Picada Partir a Âncora

Chegados a terras portuguesas, a missão é criar uma escola de construção naval tradicional. "Iniciará com a utilização da Canoa da Picada como barco-escola", explica o jovem de 32 anos. Estão a ser pensadas aulas práticas de várias disciplinas, da construção naval à navegação, e workshops, para alunos dos dez aos 90 anos. Haverá ainda espaço para um centro de investigação, onde serão desenvolvidos workshops de arquitectura flutuante. "Para o desenvolvimento de cidades que habitam na água."

Para lançar a âncora para um futuro por cá? Antes, Partir a Âncora, nome que nasce de "uma vontade de quebrar a atitude" que existe actualmente em relação à água e à vela. João está determinado em criar "uma nova cultura", recuperando a ligação "natural" que os portugueses tinham com o oceano. "Antigamente", começa, "as pessoas atravessavam rios com embarcações a remos; agora, com a construção de pontes, andamos de carro uma hora às voltas quando poderíamos atravessar um rio com um barco em 15 minutos". O português quer transformar este pensamento, mostrando que a água tem "muito potencial de navegação e que poderia incluir aspectos urbanos como apartamentos, teatros ou cinemas flutuantes". É um projecto com um "olhar no futuro", realça. Sempre sem esquecer a construção em madeira, uma forma de preservar a tradição das embarcações portuguesas. A Canoa da Picada não vai fugir à regra: vai ser construída em madeira e, garante o ideólogo, é 100% reciclável.

Neste momento, o navegador encontra-se a angariar fundos para o próximo passo: a construção da Canoa da Picada que, espera, pode arrancar em Janeiro de 2019. Para a primeira fase desse projecto necessita de 30 mil euros; ao todo, irá precisar de 150 mil euros. Os interessados podem ajudar através de uma transferência bancária directa, Paypal ou pelo envio de um cheque para a sede do projecto. Também podem enviar um email "para decidir como gostavam de participar". Até agora, foram amealhados cerca de dez mil euros (quase doze mil dólares) em dois leilões — os licitadores disputaram uma embarcação construída pelo próprio João e algumas obras de arte que artistas do Maine doaram à iniciativa. "No decurso da construção vamos angariando mais dinheiro. É essa a estratégia que temos definida."

O jovem conta com a ajuda de dois familiares em Lisboa, também eles apaixonados pelo mar e pela aventura, que se ocupam da gestão financeira do projecto e da área educativa: a professora de filosofia Maria do Céu Oliveira e o consultor informático Eurico João Oliveira. A eles juntam-se alguns amigos de João e os 12 aprendizes actuais da escola. "Temos funcionado como uma equipa para levar o projecto mais adiante." Por mares nunca antes navegados? Quem sabe.

Artigo corrigido às 15h36 de 11 de Abril

Foram corrigidos os valores do financiamento referidos no penúltimo parágrafo

Sugerir correcção
Comentar