Grupo Volkswagen pondera alterações na liderança

A Volkswagen anunciou hoje que está a ponderar fazer mudanças na gestão do grupo, que podem incluir o actual presidente-executivo, Matthias Müller.

Foto
Reuters/FABRIZIO BENSCH

O jornal económico Handelsblatt afirma, por seu lado, citando "fontes da empresa", que Müller, na liderança do grupo desde Setembro de 2015, pode ser substituído pelo director da marca VW, Herbert Diess.

O comunicado divulgado pela Volkswagen não avança qualquer prazo e informa que há apenas "conversações" entre membros do conselho fiscal, mas o Handelsblatt refere que a saída de Müller deve ser aprovada numa reunião na sexta-feira.

A Volkswagen está envolvida desde 2015 num vasto escândalo que envolve a manipulação de emissões poluentes de veículos com motores 'diesel', um caso que custou cerca de 25 mil milhões de euros ao construtor em processos na justiça e reparação de viaturas.

Na altura em que o caso foi conhecido, o grupo era dirigido por Martin Winterkorn, que acabou por sair, sendo substituído pelo antigo chefe da Porsche Matthias Müller. Este tem contrato até Fevereiro de 2020.

Segundo o grupo, "Matthias Müller manifestou-se disposto a participar nas mudanças".

Sugerir correcção
Comentar