Seis distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima

Instituto Português do Mar e da Atmosfera também prevê chuva, vento forte e queda de neve nas zonas altas.

Foto
PAULO PIMENTA

Seis distritos do continente estão esta segunda-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê também chuva para os próximos dias.

De acordo com o IPMA, os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja até às 15h00 devido a agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a seis metros, passando depois a aviso amarelo.

A Madeira está também sob aviso laranja devido à previsão de ondas de norte com cinco a seis metros, podendo atingir 10/11 metros até ao final do dia, passando depois a aviso amarelo.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Ainda por causa da agitação marítima, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo até ao final do dia.

O Instituto emitiu ainda aviso amarelo para os distritos de Vila Real, Viseu e Guarda devido à queda de neve acima de 800/1000 metros até às 12h00 de terça-feira e para a costa norte da Madeira por causa do vento forte, prevendo-se rajadas até 75 quilómetros por hora, em especial nos extremos oeste e leste até às 21h00.

O aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê também períodos de chuva ou aguaceiros pelo menos até ao final da semana.

No que diz respeito ao estado do tempo para hoje, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado nas regiões Norte e Centro, e aguaceiros, diminuindo de intensidade e frequência a partir do meio da tarde.

A previsão aponta ainda para queda de neve acima de 800 metros, subindo gradualmente a cota para 1200/1400 metros, possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de granizo até final da manhã.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando temporariamente forte no litoral oeste até ao início da manhã e sendo moderado a forte nas terras altas e pequena descida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 0 graus (na Guarda) e os 08 (em Faro, Porto e Viana do Castelo) e as máximas vão oscilar entre os 06 graus (na Guarda) e os 16 (em Faro, Santarém e Braga).

DD // SB

Lusa/Fim

Sugerir correcção
Comentar