Prémio Nuno Teotónio Pereira para reabilitações em Lisboa e no Porto

Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana distinguiu cinco projectos entre as 39 candidaturas recebidas

Foto
Santa Clara 1728

Um projecto de reabilitação para habitação e turismo em Lisboa e uma intervenção para melhorar as condições de acolhimento no Porto foram distinguidos pelo Prémio Nuno Teotónio Pereira, anunciou esta segunda-feira o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Com novas variantes a concurso — Reabilitação de Edifício Habitacional, Reabilitação de Edifício de Equipamento e Operação de Reabilitação Urbana —, a edição deste ano do Prémio Nuno Teotónio Pereira registou 39 candidaturas, das quais o júri decidiu distinguir cinco, atribuindo dois prémios e três menções honrosas.

Na variante Reabilitação de Edifício Habitacional foi premiada a candidatura Santa Clara 1728, em Lisboa, uma obra de Manuel Aires Mateus. Foi ainda atribuída uma menção honrosa ao projecto da Casa do Rosário, no Porto, do gabinete dePA + Margarida Leitão. Já na categoria Reabilitação de Edifício de Equipamento, a vitória foi para o edifício Albergues Nocturnos do Porto, um projecto dos arquitectos Nuno Valentim, Frederico Eça e Margarida Carvalho e houve uma menção honrosa para o projecto Estufas Tropicais do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, da autoria de João Mendes Ribeiro. Sem premiados, na variante Operação de Reabilitação Urbana foi atribuída uma menção honrosa à candidatura Operação de Reabilitação Urbana da Vila de Vagos, no concelho de Vagos, em Aveiro.

Foto
Casa do Rosário, no Porto José Campos

O Prémio Nuno Teotónio Pereira, que resulta da alteração em 2016 da designação do Prémio IHRU, atribuído desde 1989 e considerado o prémio nacional mais antigo do sector da construção e do imobiliário em Portugal, premeia acções de reabilitação urbana exemplares e distingue os resultados reveladores do domínio técnico que conduzem ao exercício de boas práticas.

Foto
Estufas Tropicais do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra José Campos

Na edição deste ano foram apresentadas 39 candidaturas. "Após análise às candidaturas apresentadas, o júri, presidido pelo engenheiro Fernando Santo, entendeu distinguir cinco candidaturas, tendo atribuído dois prémios e três menções honrosas", referiu o Instituto, em comunicado. A cerimónia de entrega das distinções do Prémio Nuno Teotónio Pereira decorreu na sexta-feira, no Teatro Thalia, em Lisboa, e foi presidida pela secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho.

Sugerir correcção
Comentar