Vinte e sete crianças morrem em despiste de autocarro na Índia

Eram alunos de uma escola do estado de Himachal Pradesh e tinham entre dez e 12 anos. Dois professores e o condutor também morreram.

Foto
As estradas da Índia são consideradas das mais perigosas do mundo, com mais de 150 mil mortes por ano AJAY VERMA/Reuters

Pelo menos 30 pessoas, incluindo 27 crianças, morreram nesta segunda-feira quando o autocarro em que seguiam caiu numa falésia no estado de Himachal Pradesh, no Norte da Índia, anunciou a polícia.

“O autocarro despenhou-se numa falésia de 60 metros, provocando a morte de 27 alunos, de dois professores e do condutor”, declarou a polícia local. O acidente ocorreu no Vale Kangra, a cerca de 325 quilómetros de Shimla, a capital do estado e a 500 quilómetros de Nova Deli.

A maioria das crianças que frequentavam uma escola local tinham entre dez e 12 anos. Um responsável disse que 12 crianças foram hospitalizadas, “a maioria em estado crítico”.

Imagens do acidente mostram o autocarro amarelo esmagado no solo. As crianças feridas foram retiradas por civis que se encontravam perto do acidente, antes da chegada das equipas de socorro.

As estradas da Índia são consideradas das mais perigosas do mundo, com mais de 150 mil mortes por ano, devido ao mau estado do piso, hábitos de condução imprudentes e má conservação dos veículos.

“Estou profundamente angustiado pela perda de vidas”, disse o primeiro-ministro Narendra Modi numa mensagem colocada na rede social Twitter. “As minhas orações e solidariedade para quem perdeu os seus próximos”, acrescentou.

Sugerir correcção
Comentar