Câmara quer proibir carros na estrada de acesso às praias da Arrábida

De ano para ano, as dificuldades no acesso às praias da Arrábida têm vindo a agravar-se. É por isso que a autarquia está a estudar a proibição de trânsito entre a praia da Figueirinha e o Creiro já a partir de Junho.

Foto
Miguel Manso

A Câmara de Setúbal quer proibir o trânsito entre a praia da Figueirinha e o Creiro na próxima época balnear, para evitar os congestionamentos provocados pelo estacionamento nas bermas da estrada, confirmou esta quinta-feira à agência Lusa fonte da autarquia.

A medida, anunciada pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, ao jornal regional Setúbal Mais, ainda não foi aprovada pelo executivo camarário, de maioria absoluta CDU, mas a autarca setubalense já dá como certa a implementação das restrições ao tráfego automóvel a partir do próximo dia 1 de Junho.

De acordo com o jornal, os veraneantes só poderão deslocar-se de automóvel até à praia da Figueirinha, onde haverá apenas 200 lugares de estacionamento pago. O transporte de passageiros para as outras praias da Arrábida deverá ser assegurado por um vaivém, a partir do Centro Comercial Alegro e da estação da Rodoviária na avenida 5 de Outubro.

Segundo revelou a autarca setubalense ao mesmo jornal, o plano prevê ainda a proibição do trânsito entre a zona do Edifício dos Pilotos e o Portinho da Arrábida, com excepção dos veículos de emergência, bem como dos veículos de moradores e comerciantes, e de motas, mediante um cartão de autorização de circulação emitido previamente pela Câmara Municipal de Setúbal.

Contactada pela agência Lusa, Maria das Dores Meira escusou-se a revelar mais pormenores sobre as restrições no acesso às praias da Arrábida, adiantando apenas que as medidas em causa serão em breve anunciadas, de forma mais detalhada, à comunicação social e aos setubalenses.

De ano para ano, as dificuldades no acesso às praias da Arrábida têm vindo a agravar-se, apesar dos sucessivos apelos aos automobilistas para não estacionarem de forma a impedir a circulação de outras viaturas e da fiscalização da GNR.

As multas aplicadas a centenas de automobilistas com viaturas mal-estacionadas nas bermas da única estrada de acesso às praias, muito estreita, que dificultam ou inviabilizam a passagem de outras viaturas, designadamente de veículos de emergência, não têm sido suficientemente dissuasoras para minimizar as dificuldades de acesso às praias da Arrábida durante os meses de Verão.

Sugerir correcção
Comentar