Cartão Universo pagou 13% das compras a crédito no mês de maior consumo

A Sonae Financial Services tinha no último ano mais de 600 mil cartões de crédito activos, que movimentaram 580 milhões de euros.

Foto
Carlos Costa tem mostrado apreensão com crescimento do crédito DANIEL ROCHA

O Cartão Universo, que resulta de uma parceria do grupo Sonae com o BNP Paribas Personal Finance, já é responsável por uma fatia importante dos pagamentos a crédito em Portugal. Em Dezembro, tradicionalmente o mês com maior consumo, por causa do Natal, o Universo foi responsável por 13% das compras totais pagas com cartão de crédito.

No conjunto de 2017, a percentagem de compras pagas a crédito com o cartão Universo rondou os 12%, apurou o PÚBLICO. Recorde-se que o cartão, que combina a função de crédito e de débito, foi lançado em finais de Outubro de 2015.

De acordo com dados divulgados recentemente pela Sonae (que é proprietária do PÚBLICO), em 2017 existiam mais 600 mil cartões activos, utilizados em 13,2 milhões de transacções e envolvendo pagamentos no valor de 580 milhões de euros, o que correspondeu a um crescimento de 41,2% face a 2016.

O cartão Universo representa boa parte da actividade da Sonae Financial Services (Sonae FS), empresa que tem autorização do Banco de Portugal para operar com moeda electrónica e que no último exercício apresentou 24 milhões de euros de volume de negócios, um crescimento de 38,9% face ao ano anterior. A operação do Universo contribuiu com três milhões de euros para o EBITDA da empresa detida a 100% pela Sonae. O total de EBITDA subjacente situou-se em 3,4 milhões de euros, correspondendo a uma margem de 13,9%.

No comunicado sobre os resultados do último exercício, e no capítulo das perspectivas para 2018, o grupo refere que “a Sonae FS fortalecerá ainda mais a operação do cartão Universo através do crescimento do número de clientes e transacções”. Este caminho está de certa forma facilitado, tendo em conta que o número de cartões de fidelização (descontos) dos supermercados Continente supera os três milhões.

A Sonae FS é responsável pela emissão e gestão dos cartões, mas a linha de crédito que lhe está associada é assegurada pelo BNP Paribas, não sendo conhecida a receita gerada por esta operação para o banco francês.

Os descontos promocionais e permanentes associados ao pagamento com o cartão e a ausência de anuidade ajudam a explicar o seu crescimento, que representa a segunda incursão do grupo neste domínio. De referir que em 1995, numa parceria com o BPI, foi criado o Banco Universo, que incluía um cartão de débito e de crédito com a mesma marca. O projecto não teve o sucesso esperado, tendo o BPI acabado por ficar com a actividade bancária e o grupo Sonae com a propriedade da marca.

Tirando partido dos vários negócios de retalho do grupo, no Universo é possível agregar os cartões do Continente, da Worten Resolve e da Sport Zone. Fora deste universo pode ser utilizado nos estabelecimentos comerciais aderente à rede Mastercard, em Portugal e no estrangeiro. A sua utilização garante 1% de desconto sobre todas as compras (excepto na modalidades especiais sem juro, disponíveis em várias lojas), para além de outros descontos promocionais. O desconto não é imediato, sendo creditado na conta do cartão Continente, que pode ser utilizado nas lojas Continente, incluindo Online, em várias outras marcas do grupo, e nas lojas Galp aderentes.

Genericamente, o pagamento a crédito pode ser no fim do mês (sem juros), ou em 3, 6 ou 12 vezes (com juros), a que podem juntar-se modalidades especiais com e sem juros, a disponibilizar pelas empresas do grupo. A taxa de juro da linha de crédito associada ao cartão é fixada no momento da sua subscrição, e tem-se situado no valor máximo fixado trimestralmente pelo Banco de Portugal para este tipo de crédito. Actualmente a taxa anual de encargos efectivos globais (TAEG) situa-se em 16,4%, para um limite de 1500 euros, utilizada na totalidade logo na primeira utilização, a ser paga em 12 prestações sem juros.

O cartão Universo também pode ser utilizado na versão de débito (pagamento imediato das compras), mas isso implica a realização de uma transferência bancária, com um custo de 90 cêntimos, para o IBAN associado ao cartão. Na prática, funciona com uma espécie de cartão pré-pago, cujo saldo vai sendo utilizado nos pagamentos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários