Abram-lhes as portas das escolas e podem nascer Futuros Presidentes

Luís Mileu e Ricardo Henriques percorreram o Norte de Moçambique em busca dos "futuros presidentes" do país. Nas imagens e textos deles está a possibilidade do sonho: "Se estas crianças tiverem acesso à educação podem ser tudo". Assembleia da República recebe a exposição a partir de dia 11 de Abril

Foto
Luís Mileu

Em macua, idioma falado no Norte de Moçambique, a palavra futuro não existe. E isto é todo um tratado sobre um país. Luís Mileu e Ricardo Henriques evocam o pormenor do dicionário ao falar dos meninos e meninas moçambicanos que conheceram durante a sua viagem de 11 dias pelas províncias de Cabo Delgado e Nampula. Que sonhos são possíveis quando o futuro é uma ideia extraterrestre? Ricardo Henriques recorda-se bem do olhar de estranheza de um menino quando lhe perguntou se não pensava em viajar e conhecer outros países. Do sonho de uma menina da segunda classe que queria ser professora da primeira. Das respostas mil vezes repetidas à pergunta “o que queres ser quando fores grande?”. “A falta de referências marcou-me muito”, conta o escritor e ilustrador, a lamentar o mundo de horizontes curtos a que as crianças são ali votadas.

Por encomenda da Big Fish, agência que trabalha a comunicação da Organização Não Governamental (ONG) Helpo, a dupla portuguesa viajou em Fevereiro até ao país africano para ali desenvolver um trabalho para uma exposição. A Futuros Presidentes — que estará na Assembleia da República (AR) a partir de 11 de Abril — carrega consigo uma mensagem de esperança: “Se estas crianças tiverem acesso à educação podem ser tudo, inclusive presidentes”, explica Ricardo Henriques, ao telefone com o P3. E Luís Mileu, fotógrafo e designer, acrescenta: “Esse mote definiu a ambição do projecto. É um lado aspiracional e serve para mostrar que tudo é possível. Queríamos levar esse princípio do sonho às comunidades”.

Foram 20 as comunidades rurais que visitaram em duas das províncias moçambicanas onde actua a Helpo, associação que apoia populações desfavorecidas e chega a mais de 19 mil crianças. Luís tinha a missão da imagem, Ricardo a das palavras. À chegada a Moçambique, esperava-os Carlos Almeida, coordenador da ONG no país e cicerone dos portugueses nos mais de dois mil quilómetros que percorreram. Pediram-lhe a “maior diversidade possível”: meninos e meninas, histórias diversas, religiões distintas. Muitas vezes, eram os próprios professores das escolas que visitavam que seleccionavam os mais despachados para serem fotografados e entrevistados. “Mas o à vontade deles é relativo”, conta Ricardo Henriques, 41 anos, a lembrar a timidez dos pequenos.

Alguns factores jogavam contra a dupla que já tinha trabalhado em conjunto no projecto Americans 45. A cor da pele diferente, a língua das etnias que não dominavam. E, mais importante, as referências tão distantes como os dois países. Quando Ricardo Henriques perguntava às crianças o que queriam ser quando fossem grandes, ouvia quase sempre a mesma resposta: professor, médico, enfermeiro, polícia. Ao verem alguns dos alunos tímidos, os professores tentavam desbloquear a conversa, dando-lhes precisamente estas hipóteses. Um dia, Ricardo Henriques interferiu: “Deixe-o escolher, não condicione. Ele pode querer ser astronauta.” Mas não podia: “Ele não sabe o que é ser astronauta”, respondeu-lhe um professor a chamá-lo à realidade.

Foto
Luís Mileu

Era um outro mundo. Ricardo Henriques tinha estado em Moçambique antes, mas na capital — e “Maputo é Nova Iorque como dizem os próprios moçambicanos”. Luís Mileu, 45 anos, já sabia ao que ia: em 2011 tinha percorrido parte do país mais esquecido num projecto para a Fundação Gonçalo da Silveira. “Algumas das entrevistas eram feitas nas bibliotecas das escolas. Uma pessoa pensa que o saber está ao alcance deles, que havendo livros é fácil. Talvez seja. Mas a verdade é que há uma certa deferência em relação aos livros que faz com que mesmo estando ali eles não lhes peguem”, procura explicar Ricardo.

Foto
Luís Mileu

"Uma imaginação subnutrida"

Foto
Luís Mileu

A “ideia romântica” que temos em relação à imaginação prodigiosa das crianças é ali uma utopia: “Precisam de uma base para isso, se não tiverem dificilmente podem desenvolver”, lamenta Ricardo, autor de alguns livros infantis. Num dos textos que escreveu para o diário da viagem que foram alimentando cita O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro: “Sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura.” Mas ao entender a genética do país percebeu que o poema do heterónimo de Pessoa ganhava ali outro significado. “Há poucos meninos e meninas que vêem além da encruzilhada mais próxima. Têm uma imaginação subnutrida.”

Foto
Luís Mileu

Na ilha de Moçambique cruzaram-se com algumas excepções. Crianças com um discurso mais estruturado, como um deles que lhes confidenciou que não queria ser presidente porque “dava muito trabalho”, mas que pensava em ser arquitecto. E um outro que, numa escola onde havia uma linha de caminho-de-ferro próxima, tinha o sonho de ser maquinista.

Foto
Luís Mileu

Nestas zonas, “está praticamente tudo por fazer”, lamenta Ricardo: “Nem imagino como seria se não houvesse uma ONG como a Helpo a ajudar.” Em 38 comunidades rurais e 52 centros de intervenção, a associação constrói escolas, bibliotecas, creches, centros de nutrição, cantinas escolares, sistemas de aproveitamento de águas pluviais, dá formação comunitária, educação para a saúde, assistência e formação contínua. 

Foto
Luís Mileu

É um encargo complexo. “Os moçambicanos são um povo muito simpático, vivem para o dia-a-dia”, aponta Luís Mileu, um dos mais populares instagramers portugueses. Mas se isso os torna especiais também acarreta complicações extra: “Tem implicações em coisas tão simples como ir à escola: se tiverem outras coisas para fazer se calhar já não vão”, aponta. Em Nampula, Luís viu a Helpo fintar o problema com estratégias engraçadas: uma vez por semana, oferecem um lanche especial, mas nunca dizem em que dia vai ser. “É uma forma de os incentivar a ir à escola”, diz. “Numa altura em que tantas ONG são postas em causa é interessante ver que há ONG que funcionam.”

A exposição que agora chega à AR, com o patrocínio do Presidente da República, é também um pedido de apoio da Helpo, que financia as suas actividades com um programa de apadrinhamento de crianças, donativos livres e projectos financiados por agências internacionais e empresas. Neste mês de Abril, os contribuintes podem ajudar também consignando 0,5% do IRS à associação.

Nas paredes do Parlamento português vão estar 20 histórias, rostos de futuros presidentes talvez. Olhares especiais. É que, apesar da timidez, aqueles meninos e meninas “têm uma dignidade no olhar que é transversal a todos e é incrível”, aponta Luís Mileu, que já fotografou um pouco por todo o mundo e garante nunca ter visto nada igual. “É diferente até do resto de África. Há nestas crianças uma intensidade desconcertante.”

Sugerir correcção
Comentar